Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

vestibular unificado

Estudantes realizam manifestação na reitoria da UFMT pelo fim do vestibular

Após a passeata realizada na última segunda-feira, os estudantes de Cuiabá preparam nova manifestação para amanhã, 14, às 13h, em frente à reitoria da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso).

Após a passeata realizada na última segunda-feira, os estudantes de Cuiabá preparam nova manifestação para amanhã, 14, às 13h, em frente à reitoria da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso).



O ato acontece durante uma reunião que vai decidir pela adesão ou não da universidade à proposta do MEC (Ministério da Educação) de fim do vestibular, utilizando o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como avaliação para ingresso dos alunos nas universidades públicas federais.

Rarikan Heven, diretor da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), explica que a entidade está mobilizando os estudantes para mostrar a eles a necessidade “que temos para que se mude o atual sistema de acesso à universidade.”

De acordo com ele, o novo modelo já é um grande passo, “pois supera o antigo, que é um verdadeiro funil, no qual só entra na universidade quem te condições de pagar um cursinho ou estudar numa escola privada. O vestibular unificado será uma grande chance de conseguirmos mudar um pouco a realidade da universidade pública brasileira”, afirma.

Jornada de lutas

Desde o final de março, a UBES tem realizado passeatas pelas principais capitais do país pelo fim do vestibular. Sob o lema “Essa crise não é nossa. Queremos mais conquistas para a Educação”, entidades dos movimentos estudantil, social e estudantes têm realizado a Jornada de Lutas, atividade que acontece todos os anos. Neste ano, os manifestantes pedem o fim do vestibular, mais investimentos em Educação; uma nova legislação para a meia-entrada, sem restrições de direitos; e a aprovação do Projeto de Lei de Reserva de Vagas nas universidades públicas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet