Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

proposta polêmica

Manifestantes ocupam Reitoria da UFMT contra o vestibular unificado (Atualizada)

Um grupo de secundaristas de  escolas de Cuiabá, juntamente com acadêmicos da UFMT mantém desde as 9h da manhã de hoje, ocupada a sede da Reitoria. A manifestação é para mobilizar o movimento estudantil contra a possível aprovação da proposta do Ministério da Educação de unificar o vestibular também pela UFMT.


Os manifestantes questionam a aprovação da proposta sem um debate com os mais interessados, os estudantes secundaristas, que são os maiores afetados pelo projeto. Segundo os manifestantes, a reitoria precisa dar voz aos alunos, por meio de uma assembleia geral, antes de tomar qualquer decisão.

Não há previsão para o termino da ocupação. Segundo Lehu Wanio, 21, acadêmico de Ciências Sociais e Direto, a permanência dos alunos na Reitoria persistirá até um pronunciamento da reitora Maria Lucia Cavalli Neder.


Outro lado

Há pouco, estudantes favoráveis a aprovação da proposta chegaram ao local. Em menor número, eles argumentam que qualquer proposta que se oponha ao atual modelo de seleção da UFMT é bem vinda. Rarican Heven, 17, que faz terceiro ano na Escola Estadual Nilo Povoas, diz que as universidades brasileiras ainda seguem um modelo de seleção do período da ditatorial, e isso, segundo ele, precisa ser revisto. Adoniram Magalhães, 19, membro do DCE UFMT (Diretório Central dos Estudantes),também favorável a aprovação imediata do novo vestibular, reconhece a deficiência da educação pública no Estado em detrimento às outras regiões do país, mas defende que a nova proposta obrigará as secretarias de educação, estadual e municipal, a aumentar os investimentos na área, para que haja um nivelamento de seus estudantes.



Atualizadas às 15;40h./Mais informações em instantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet