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Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Júlio Campos apóia Projeto Norte Competitivo por entender que é vantajoso e fortalecerá a economia de MT

Na avaliação do deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) o projeto apresentado pela empresa Macrologística “Norte Competitivo” na reunião de bancada de Mato Grosso é atrativo e apresenta um tripé vantajoso para a economia tanto da regiaão Norte quanto da região Centro-Oeste, amparado no tripé social, ambiental e econômico, sustentado por uma visão sistemática, estratégica da infraestrutura de transporte e logística de cargas que tornará a produção de Mato Grosso mais competitiva.


“Por entender que o projeto beneficiará e fortalecerá a economia de Mato Grosso, como também, a de todo o Centro-Oeste e Norte buscaremos apoio das bancadas destas regiões no Congresso Nacional para que ele seja concretizado”, afirmou Júlio Campos.

De acordo com o parlamentar, o estudo aponta, vários gargalos no transporte para o escoamento de grãos em Mato Grosso, e que são amplamente conhecidos. Eles se encontram nos eixos de Lucas do Rio Verde, Diamantino, Cuiabá, Campos de Júlio, Tangará da Serra, e além de Mato Grosso, também um trecho no Pará e um em Rondônia.

De acordo com o estudo, os atuais trechos de transporte do norte de Mato Grosso são por vias rodoviárias, por exemplo, sê eles fossem feitos pelo modal da hidrovia, como pela Juruena/Tapajós diminuiria os custos de transportes em 37% para Rotterdan e 39% para Shangai.

A implantação de alguns eixos apontados pela empresa, por exemplo, geraria economia substancial. No caso da utilização da hidrovia Juruena/Tapajós para escoamento teria investimentos de 2,8 milhões, e geraria uma economia anual de R$ 920 mil reais, já a Telles Pires/Tapajós com investimentos de 2,2 milhões geraria uma economia anual de R$ 674 mil ao ano.

O projeto aponta como pontos essenciais para resolver os gargalos na logística de transporte do estado a conclusão da BR-163 (Cuiabá-Santarem); ampliação da Ferrovia ALL até Rondonópolis; as hidrovias Paraguai/Paraná, Juruena-Tapajós, Tocantis e Madeira, a Ferronorte até o município de Lucas do Rio Verde, e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO).
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