Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

sem abusos

Silval nega irregularidades no caso da Empaer e acredita em absolvição

Foto: Lucas Bólico - OD

Silval nega irregularidades no caso da Empaer e acredita em absolvição
O governador Silval Barbosa (PMDB) negou irregularidades no episódio que ficou conhecido como "caso Empaer", ocorrido durante a disputa eleitoral de 2010, quando se reuniu com servidores da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência Social e Extensão Rural para um encontro político.


“É normal, confio na justiça”, minimizou o governador.

“Não teve nada de abuso de poder econômico, de poder político”, completou. Silval admite que houve uma reunião de cunho político com os servidores durante a corrida eleitoral, mas nega que o encontro tenha acontecido em horário de expediente. O caso está na pauta de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o resultado pode ser pela cassação de mandato do governador e do vice.

Para o Ministério Público, houve uso irregular da máquina pública no episódio, quando o então presidente da empresa, Enock Alves, enviou um memorando aos servidores convocando-os para uma reunião com o candidato a reeleição pelo PMDB. Despesas de diárias e transportes teriam sido pagas pelos cofres estaduais, segundo argumenta a coligação encabeçada por Mauro Mendes (PSB).

“Nunca vi provas tão robustas e incontestáveis”, declarou Paulo Taques, advogado da coligação de Mendes, a respeito do material coletado pelo Ministério Público nos autos do processo. Entre eles, cita o advogado, estão as convocações aos servidores para participação do evento promovido pelo comitê do então candidato à reeleição e planilhas de gastos com combustível para o transporte de servidores da Empaer oriundos do interior do Estado.

O advogado Francisco Faiad, que defende o governador Silval Barbosa (PMDB) demonstra tranquilidade quanto ao julgamento do processo pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), marcado para a sessão da próxima terça-feira (08). Para o defensor, são poucas as probabilidades de o TRE acatar pedido do Ministério Público (MP) pela cassação do diploma do governador e do vice Chico Daltro (PSD). Faiad se disse confiante por uma decisão favorável a Silval por parte do Pleno do TRE.




Atualizada às 14h20
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet