Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Congresso

Proposta da Polícia Única não é para acomodar coronel, mas auxiliar os praças, dispara suplente Rabelo

O deputado federal suplente Cabo Juliano Rabelo (PSB-MT) deixou o cargo de parlamentar federal no início deste mês com o retorno do titular Valtenir Pereira, mas continua atuando nos bastidores do Congresso Nacional em prol da segurança pública, sua principal bandeira de atuação.


Nesta semana, Rabelo esteve reunido com o senador Blairo Maggi (PR-MT), que é o autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 102/2012 cujo objetivo é permitir a criação da Polícia Única nos Estados.

Acompanhados do assessor Eumar Novacki, que é major da Polícia Militar de Mato Grosso, ambos trataram das modificações a serem sugeridas ao texto que tramita no Senado Federal. O deputado suplente diz que o teor da matéria que saiu do gabinete do senador privilegiaria em demasia apenas os oficiais da PM e delegados de polícia e defende correções.

"Não quero PEC para ajudar a acomodar coronel da PM e deixar os praças ainda mais desvalorizados. A minha maior preocupação é com os praças e investigadores de polícia. Eu tenho que brigar por eles. Em política não dá para agradar todo mundo. Tem que agradar a maioria e a maioria é formada pelos praças da PM e pelos investigadores e escrivãos da polícia", justificou

O cabo da PM informou que um grupo de deputados da Comissão de Segurança Pública da Câmara já tem em mãos uma outra PEC que também altera dispositivos da Constituição Federal para permitir, e não obrigar, a unificação das polícias cicil e militar.

Segundo ele, a estratégia dos deputados com a apresentação de uma matéria similar ao que existe no Senado é agilizar o trâmite da proposta nas duas Casas.

"O objetivo principal é apensar as duas PECs e evitar que a proposta do Senado precise passar pela Câmara. Queremos dar maior agilidade possível neste tema que é fundamental para a segurança pública do cidadão", afirmou.

A proposta no Senado tem como relator o senador Waldemir Moka (PMDB-MS). Já o relator na Câmara só será designado quando a matéria for oficialmente protocolizada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet