Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Cuiabá 2012

Apesar de último lugar na pesquisa, Vuolo aposta em crescimento

Foto: Reprodução

Apesar de último lugar na pesquisa, Vuolo aposta em crescimento
O secretário de Estado Francisco Vuolo (PR), pré-candidato a prefeito de Cuiabá, faz questão de se mostrar animado mesmo diante dos números baixos referentes às intenções de votos em seu nome, segundo levantamento divulgado pelo Olhar Direto em parceria com a Access Pesquisas. Amargando o menor percentual de intenções na pesquisa espontânea (0,66%), o secretário aposta que é a pesquisa estimulada (na qual figura em quarto lugar, com 5,04%) a que mais se aproxima da realidade de seu potencial de votos.


“A pesquisa retrata o momento, por isso ainda não representa efetivamente a situação dos votos. Ainda mais a espontânea num contexto tão indefinido quanto Cuiabá”, explicou Vuolo na última sexta-feira (18), logo após a divulgação, pelo Olhar Direto, dos resultados da pesquisa espontânea (na qual nenhuma opção é dada e o eleitor tem de fisgar na memória algum político de sua preferência para o cargo).

“Pesquisas espontâneas, especialmente num caso em que não há nem candidaturas definidas, suscitam a sociedade a colocar os nomes que ela gostaria. Acabam aparecendo nomes respeitáveis, mas que muitas vezes não têm a intenção de disputar o pleito. É importante você ser citado nessas pesquisas e isso valoriza muito a pessoa, mas não reflete. Nós estamos num processo muito incipiente ainda”, sustentou Vuolo.

Nesta modalidade de pesquisa, Vuolo aparece atrás de figuras que sequer concorrerão ao Palácio Alencastro, como o senador Blairo Maggi (do PR, com 2,69% das intenções), o governador Silval Barbosa (PMDB, com 1,01%), o recém empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Sérgio Ricardo (2,22%) e o deputado estadual José Riva (PSD, com 0,79%), para citar alguns.

O semblante do atual titular da Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit) passou de grave a animado ao se referir aos resultados de outra parte da pesquisa, a estimulada, publicada logo após a espontânea no site do Olhar Direto justamente no momento da conversa.

“Estamos ali praticamente empatados com o Dorileo [Leal, superintendente do Grupo Gazeta e cotado para disputar a Prefeitura pelo PMDB]”, gabou-se. “A pesquisa estimulada já provoca uma decisão no entrevistado. E aí ela começa a retratar aquele que teria maior possibilidade”, explicou, admitindo, porém, que durante a campanha será necessário um trabalho de massificação de seu nome, que se mostra ainda pouco conhecido.

Além de contar naturalmente com baixo índice de rejeição (fator que pesou para o PR apontá-lo como pré-candidato), Vuolo aposta que sua afinação com o governo estadual, sua atuação no Executivo municipal como secretário, a passagem pelo Legislativo como vereador e o histórico respeitado de sua família serão suficientes para alçá-lo aos primeiros lugares das próximas pesquisas.

Excetuando-se o grande percentual de indecisos (20,68%), Vuolo aparece como quarto colocado na corrida para a Prefeitura no levantamento estimulado. Com 5,04% das intenções de voto, ele está atrás dos 46,91% do empresário Mauro Mendes (PSB), dos 11,22% do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e muito próximo dos 6,31% de Dorileo.

O secretário de Estado, que tem prazo de até quatro meses antes das eleições para se desincompatibilizar, também supera nomes como o do vereador Lúdio Cabral (pré-candidato pelo PT), apontado com 3,40% das intenções de voto na pesquisa estimulada, o de Serys Slhessarenko, outro nome forte do PT que figura com 4,04%, e o do atual prefeito Chico Galindo (PTB), com 2,40%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet