Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Audiência debate importância das Áreas de Preservação Permanentes

O deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, irá realizar no próximo dia 29, às 14h30, no plenário 6 da Câmara dos Deputados, a Audiência Pública para debater a implantação de Áreas de Preservação Permanentes (APP) em todos os países que compõem a RIO+20.


As APPs tornaram-se um tema polêmico após a aprovação do texto do Novo Código Florestal onde está delimitada sua importância e funcionalidade. São locais de florestas e demais formas de vegetação natural que estejam situadas ao longo dos rios, ou de qualquer curso d\"água, que devem ser protegidas para assegurar a conservação da vegetação nativa, preservar os recursos hídricos, a estabilidade geológica e a biodiversidade.

Para Nilson Leitão é imprescindível que seja feito um debate mais profundo sobre a importância de preservar as águas de rios, nascentes e encostas. O Brasil tem sofrido grande pressão mundial pela preservação ambiental e é preciso mostrar que existe um cuidado especial com o assunto e que outros países devem também aderir a essa luta.

“Temos uma das legislações mais duras do mundo com os produtores rurais e concordamos que as nossas áreas de preservação precisam mesmo ser protegidas. Mas gostaríamos que essas nações também ajudassem a universalizar essa questão”, diz Leitão.

Durante a conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho deste ano, serão tratados assuntos de relevância mundial em relação ao desenvolvimento sustentável e debatidos novos temas e necessidades emergentes nos países que participam do evento.

Leitão sustenta que todas as dúvidas e questionamentos sobre as reservas legais devem ser debatidos previamente para que durante a conferência seja possível defender sua importância. “Falta que alguns países olhem para o espelho e digam: ‘e nós, o que faremos’? O Brasil precisa levantar essa bandeira”, questiona.

Foram convidados para a audiência o coordenador geral da RIO+20, representante do Ministério do Meio Ambiente, representante do Ministério de Relações Exteriores, Represente do Ministério da Agricultura e da EMBRAPA, representantes de Organizações não governamentais ambientalistas e representante da Confederação Nacional da Agricultura (CNA)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet