Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CPMI acata questão de ordem de Pedro Taques e poderá ouvir governadores

A intervenção do senador Pedro Taques (PDT-MT) na sessão de ontem da CPMI do Caso Cachoeira levou o presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB), a reafirmar, nesta quarta-feira (30.05), que os parlamentares têm o poder de convocar governadores.


"Tenho convicção de que a convocação de governadores não ofende nenhum princípio federativo", afirmou o presidente da CPI, após a leitura de parecer jurídico.

Um dia antes, o senador Pedro Taques se posicionou contra a questão de ordem levantada pelo deputado Gladson Cameli (PP-AC). O deputado disse que a convocação de governadores feria o princípio federativo e a autonomia entre os entes federados.

Em resposta, Pedro Taques afirmou que qualquer governador pode ser ouvido na justiça comum como testemunha. O entendimento do senador é de que a CPI pode ouvir autoridades de todos os poderes nessa condição e de que a questão levantada pelo deputado não encontra respaldo na lei e na Constituição.

"Fico satisfeito em saber que o presidente da CPMI adotou uma atitude republicana cumprindo os preceitos legais", afirmou o senador Pedro Taques. O parlamentar frisou ainda que espera que os demais membros da Comissão, agora, aprovem os requerimentos de convocação e quebra de sigilo dos investigados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet