Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Caso Cooperlucas

Justiça federal condena sete pessoas à prisão por escândalo financeiro

A Justiça Federal condenou sete envolvidos no esquema de estelionato e crimes contra o sistema financeiro da Cooperativa de Lucas do Rio Verde, no que ficou conhecido como “Caso Cooperlucas”. Os sete, pessoas ligadas ao Banco do Brasil ou à cooperativa, foram condenados a prisão de até 19 anos e a pagamento de multas num total de R$ 230 milhões. 


O processo é mais um dos que foram abertos na Justiça por conta do escândalo financeiro envolvendo a cooperativa agrícola de Lucas do Rio Verde, que chegou a ocupar o terceiro posto em produtividade de grãos no país e a quinta posição em comercialização de cereais para exportação.

As maiores penas determinadas pelo juiz Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza foram para Ilvo Vendrúsculo, Antônio Fagundes de Oliveira, José Nakiri e Joci Piccini. Outra das maiores penas foi imputada a Carlinhos José Ceratti, ex-gerente do Banco do Brasil em Lucas do Rio Verde, cuja sentença foi de 17 anos e seis meses de reclusão, além de multa.

Já o ex-diretor da cooperativa, Pedro Pereira de Souza, foi condenado a quatro anos de reclusão, equivalente à de Paulo Roberto Bezerra, irmão do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB).

O caso Cooperlucas teve origem em fraudes na armazenagem de grãos da cooperativa e em operações de financiamentos agrícolas pelo Banco do Brasil, os chamados EGFs (Empréstimos do Governo Federal).

O escândalo estourou em 1999 e, de acordo com as investigações da Polícia Federal, o rombo desestabilizou a economia daquela microrregião através de operações fraudulentas de financiamento agrícola para custeio agrícola, Aquisições do Governo Federal (AGFs), Empréstimos do Governo Federal, além do desvio de grãos que deveriam ser entregues à União para amortização da dívida contraída junto ao Banco do Brasil.



Atualizada às 19h09

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet