Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Câmara sedia encontro internacional para debater divulgação de informações digitais em formato aberto

Em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização das Nações Unidas, a Câmara dos Deputados promove, entre os dias 4 e 6 de junho, o encontro internacional "Parlamentos Conectados: Introdução ao XML Legislativo". O objetivo do evento é debater como os parlamentos podem aperfeiçoar o uso da linguagem XML, uma linguagem de marcação html que define regras para descrição de documentos. Criada pelo consórcio W3C ( www.w3c.org), a linguagem é um padrão aberto, sem detenção de direitos, que permite a ampliação do acesso da sociedade às informações no formato de dados abertos.


Os debates envolvem temas como transparência e gestão da informação, considerados prioritários na pauta dos órgãos de Governo que querem se comprometer com a divulgação abrangente e irrestrita de suas atividades. O encontro terá a presença dos diretores de Tecnologia da Informação e Comunicação dos Parlamentos do México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, Nicarágua, Paraguai, República Dominicana, Trindade e Tobago e Uruguai, além de especialistas do BID e das Nações Unidas.

O Congresso Nacional será representado pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara; Rogério Ventura, diretor-geral da Câmara; Dóris Peixoto, diretora-geral do Senado Federal; Leirton Saraiva, diretor do Centro de Informática da Câmara; Adolfo Furtado, diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara; e Luiz Antônio Eira, diretor do Departamento de Comissões da Câmara.

A Câmara dos Deputados promove o encontro no âmbito da Rede de Intercâmbio dos Parlamentos da América Latina e Caribe (RIPALC), da qual é integrante desde 2011. No biênio 2011/2012, a entidade tem como secretário-executivo o diretor do Centro de Documentação e Informação, Adolfo Furtado. Para a realização do evento, como parte do programa Parlamentos Conectados, o BID tem o apoio do Fundo Italiano para Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento. Já a ONU promove o encontro com o suporte do seu Centro Global de Tecnologia de Informação e Comunicação para Parlamentos, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (ONU-DAES).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet