Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

prática

Projeto Voto Consciente tem boa repercussão e atrai estudantes

Foto: Ilustração

Projeto Voto Consciente tem boa repercussão e atrai estudantes
Centenas de estudantes e professores da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e professores dos Departamentos de Filosofia e Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), deram início ao Projeto “Voto Consciente e Regras do Jogo Político”. A professora Beatriz Pinto Viana destaca que a participação de alunos, que, na prática é o objetivo final do projeto, ficou acima da expectativa, principalmente com formação dos partidos políticos fictícios e o lançamento de candidaturas.


“A prática do exercício da cidadania e da democracia no contexto escolar tem início com a inserção dos alunos de hoje, que serão adultos do futuro, na discussão de temas que afligem a sociedade, em seu cotidiano”, aponta a advogada e professora Beatriz Viana, coordenadora do projeto e que ministra a disciplina de Sociologia, na Escola André Avelino.

Os partidos políticos são idealizados, em parceria com o TRE, com nomes e numeração próprios, para ingressar na disputa pela Presidência da República de um determinado território. Estão na disputa o Partido  da Educação e Meio Ambiente (PEMA), número 80; Partido da Ética e Cidadania (PEC-), 81; Partido da Cultura do Esporte e Lazer (PCEL ),
82; Partido do Respeito às Diversidades (PRD), 83; e, ainda, o Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS), 84.

Durante a campanha eleitoral, que se inicia nesta segunda-feira (04) e termina em 14 de agosto, acontecerão reuniões, comícios, debates e outros eventos comuns às eleições convencionais, entre os candidatos da Escola André Avelino.

Beatriz Viana entende que, como o projeto, a escola consegue promover e mediar discussões em torno de assuntos de interesse coletivo na escola. “E vamos despertar nos jovens estudantes a consciência cívica, além defortalecer a cidadania, a ética, a democracia e estimular a participação política consciente, livre e democrática”, justifica Bia Pinto Viana.

A coordenadora observa que existe um cronograma a ser cumprido. Entre 16 e 20 de julho, acontece uma avaliação do TRE. Depois, em 9 e 10 de agosto, treinamento de mesários, que serão os próprios alunos. E,entre 15 e 17 de agosto, a votação. Finalmente, entre 27 e 31 de agosto, ocorre a diplomação dos eleitos.

As informações são da assessoria
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet