Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Estudante universitário, veja as vantagens de ser mesário voluntário

Servidores da Justiça Eleitoral visitaram na noite desta terça-feira (5/6) duas faculdades instaladas no município de Várzea Grande para explicar aos estudantes os detalhes e as vantagens em aderir ao projeto Mesário Voluntário. Por meio de um convênio firmado com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, as faculdades vão converter as horas trabalhadas à serviço da Justiça Eleitoral, em horas aula extra-curriculares.


Durante as apresentações, os alunos tiraram dúvidas e os estudantes que já trabalharam nas mesas receptoras de votos em outras eleições compartilharam as experiências com os demais colegas.

Entre as dúvidas, a que mais se repetiu foi a indagação de que, se uma vez trabalhando como mesário voluntário, as convocações continuariam em outras eleições, mesmo sem haver interesse no trabalho. “A convocação para o trabalho voluntário só vale para estas eleições. Nas próximas eleições, um novo banco de dados será montado, dando preferência para quem de fato está interessado em colaborar com a Justiça Eleitoral”, respondia o chefe do cartório da 51ª zona eleitoral de Cuiabá, José Nunes.

Para os estudantes das faculdades conveniadas, o treinamento para capacitação de mesário será convertido em um certificado de 10 horas-aula, a serem anotadas no curriculum escolar. Já o trabalho na mesa receptora, no dia das eleições, será convertido em 20 horas aulas.

Os estudantes que trabalharem nas mesas receptoras de votos em Cuiabá, poderão acumular mais 20 horas, no caso de haver segundo turno, totalizando assim um mínimo de 50 horas-aula extra-curriculares.

Em uma semana de trabalho de divulgação, aproximadamente 500 estudantes de Cuiabá já se inscreveram para participar dos trabalhos de realização de eleições. No estado, mais de 1000 cidadãos já se posicionaram como voluntários da Justiça Eleitoral.

O estímulo para o trabalho voluntário também atinge os professores da rede estadual de ensino. Um convênio celebrado pelo TRE com a Secretaria Estadual de Educação também garante benefícios para os servidores públicos da educação que se candidatarem como mesário voluntário.

O convênio prevê que os certificados expedidos pela Justiça Eleitoral sejam convertidos em bônus na ficha funcional. Esses bônus serão utilizados como critério de desempate no concurso onde os professores escolhem as escolas onde pretendem ministrar aulas.

O trabalho como mesário, além de gratificante para aqueles que tem interesse na vida política do país, também traz benefícios para o cidadão, seja ele convocado ou voluntário.

A legislação eleitoral determina que, para cada dia de trabalho dedicado à Justiça Eleitoral, ele terá dois dias de descanso, seja no trabalho público, ou no trabalho privado.

Todas as pessoas que prestam serviço como mesário, ou mesmo colaborador em outra função, recebem o certificado da Justiça Eleitoral que traz, de forma bem legível, a legislação que garante os direitos de folga, visando principalmente os funcionário de empresas privadas.

Confira abaixo a relação de faculdades que possuem convênio com o TRE de Mato Grosso:

UNIC (Apenas curso de Direito – tem abrangência no Interior: Cuiabá, VG, Sinop, Tangará, Rondonópolis, Sorriso, Primavera do Leste)
FEICS
FIC
ICEC
ICE
UNIVAG
UNIDERP
FAUC
FAUM
UNEMAT
UNIRONDON
IVE/FIAVEC
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet