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Terça-feira, 30 de abril de 2024

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Hoje é último dia para consórcios apresentarem contrarrazões do VLT

Foto: Ilustração

Hoje é último dia para consórcios apresentarem contrarrazões do VLT
Faltando 729 dias para a Copa do Mundo de 2014 (menos de dois anos), as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ainda não começaram. As contrarrazões dos consórcios VLT Cuiabá e Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom para a construção do modal devem ser apresentas para a Secopa nesta quarta-feira (13), último dia para a finalização do processo licitatório.


O consórcio VLT Cuiabá venceu a primeira fase da licitação, com a proposta de R$ 1.477.617.277,15 centavos. A Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom ofereceu a construção por R$ R$ 1.547.152. 071,95 centavos. Os dois grupos entraram com o pedido de contrarrazão e a comissão técnica da Secopa vai analisar os recursos.

O VLT Cuiabá e Mendes/Júnior entraram com recurso contestando as propostas técnicas. Com o preço mais baixo, o VLT Cuiabá é questionado nos cálculos, a Mendes/Junior alega diferença de R$ 341 milhões na proposta. Até ontem (12) nenhum consórcio havia apresentado as contrarrazões para a Secopa.

A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou em abril o montante de R$ 423,7 milhões para o governo estadual implantar, em Cuiabá e Várzea Grande, o modal de transporte de passageiros Veículo Leve sobre Trilhos, principal obra do pacote de mobilidade urbana criado para preparar a Capital para a Copa do Mundo de 2014. Outros R$ 727 milhões serão viabilizados por meio de empréstimo com recursos do BNDES.

O VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, percorrendo 22,2 quilômetros. As obras devem ser iniciadas em até 30 dias e devem ficar prontas no primeiro trimestre de 2014, anunciou o secretário da Copa. O volume de ônibus e veículos de passeio que circulam pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação.

Os ônibus convencionais alimentarão o sistema VLT, trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central das avenidas Rubens de Mendonça, Prainha, FEB e Fernando Correa da Costa.

Empresas que compõem cada consórcio


Consórcio "VLT Cuiabá": cinco empresas – Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda, Astep Engenharia Ltda.

Consórcio "Mendes Junior/Soares Costa/Alstom": três empresas – Mendes Junior Trading e Engenharia S.A, Sociedade de Construções Soares da Costa S/A, Alstom do Brasil Engenharia e Transporte.



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