Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Educação

Unemat

Estudantes e professores protocolam pedido de afastamento de reitor

Representantes de Diretórios Centrais de Estudantes da Unemat e da Associação dos Docentes da instituição (Adunemat) protocolam na tarde de hoje na Casa Civil documento pedindo o afastamento do reitor Taisir Mahmudo Karim.


O pedido está fundamento em um dossiê que aponta 29 irregularidades na gestão atual. Entre elas, o atraso na implantação do novo estatuto da instituição, a determinação ilegal de um calendário escolar pelo reitor com quatro meses a menos de aulas, o sucateamento da infra-estrutura da universidade e a criação de um curso sem o cumprimento dos trâmites internos da entidade.

O novo estatuto deveria estar valendo desde janeiro de 2009, conforme a Lei Estadual Complementar 320/2008. O documento foi aprovado em congresso universitário em dezembro do ano passado, teve homologação somente em abril pelo Conselho Universitário e precisa, ainda, do referendo do Conselho Curador, que nem mesmo foi constituído pelo reitor.

O novo calendário, que encurta o período escolar, foi determinado por Taisir sem passar pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe). Situação semelhante ocorreu com a criação de um curso de Administração no campus de Juara meses atrás. O assunto não passou pelo Conepe, como já recebeu manifestação pública contrária de seu presidente, Elias Januário, vice-reitor da Unemat.

Situação insustentável

“A Unemat não pode ficar mais sob o comando de uma pessoa que só cumpre a lei na base da ação judicial. É urgente que ao governo do Estado inicie a apuração das denúncias. Só depois disso, se ele (Taisir) não tiver culpa no cartório, deverá voltar ao cargo”, disse a acadêmica de Pedagogia, Graciele Marques dos Santos, presidente DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unemat do campus de Sinop.

O campus de Sinop da Unemat está parado. Desde terça (19) de manhã os cerca de 2 mil estudantes entraram em greve para cobrar instalação imediata do Conselho Curador, revogação do novo calendário e contratação de funcionários para a biblioteca, que está sob ameaça de fechamento.

“Queremos que o governo afaste o reitor para que as denúncias sejam investigadas. Chegamos ao nosso limite. Professores são perseguidos pela gestão atual, ela cumpre a lei quando bem quer e não respeita os conselhos internos da universidade. Vamos dar um basta nisso”, expôs a professor Maria Ivonete de Souza, presidente da
Adunemat.

Até mesmo o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, tido por padrinho político de Taisir, apontou que o quadro da Unemat acusa “má gestão” e que a situação do reitor é “insustentável”.

Apesar disso, nos bastidores o deputado tentar evitar a instalação de uma CPI para investigar as irregularidades apontadas. De outro lado, os parlamentares J.Barreto (PR), José Domingos (DEM) e Alexandre César (PT) são simpáticos à idéia.

A proposta foi levantada em reuniões ontem (quarta, 20) entre estudantes e professores de vários campi da Unemat e vereadores de Sinop com deputados estaduais e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet