Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

gripe suína

Brasil está com nove casos confirmados e 14 suspeitos

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira que o Brasil tem nove casos confirmados de gripe suína --influenza A (H1N1)-- e outros 14 casos suspeitos são acompanhados e outros 14 estão em monitoramento.


Os casos suspeitos estão nos Estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (3), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). Até esta quinta-feira, 288 casos foram descartados.

O novo caso confirmado é do Estado de São Paulo e foi identificado hoje, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. O paciente é um homem de 39 anos, que esteve em Nova York entre os dias 13 e 19 de maio. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia do desembarque no Brasil. Ele foi atendido ontem (20) no Hospital Israelita Albert Einstein, onde foi colhido o material para análise pelo Instituto Adolfo Lutz. O paciente está em isolamento domiciliar e passa bem.

Mundo

A OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou ontem novo balanço da gripe suína no mundo, com 10.243 casos da doença em 41 países. O balanço aponta ainda 80 mortes pelo vírus.

A suspeita de contágio provocou o fechamento de mais quatro escolas nos Estados Unidos, desta vez três na cidade de Boston, no norte do país, e uma em Phoenix, no sul. A análise das amostras foram analisadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) durante a autópsia feita no bebê Jonathan Zamora, de 16 meses.

Sintomas


A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet