Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

requerimentos

Deputado cobra informações sobre Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

Deputado cobra informações sobre Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
O deputado Alexandre César (PT) apresentou quatro requerimentos solicitando informações sobre ações e projetos previstos para o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Os pedidos foram encaminhados às Secretarias de Turismo, Cidades, Transporte e Pavimentação, além do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), responsável por administrar o parque.


O parlamentar explica que a intenção é reunir informações de todas as áreas para poder trabalhar de forma coordenada e organizada na busca de soluções para melhorar a situação do Parque, que hoje, apesar de tantos atributos, muitos atrativos estão fechados, mesmo fora das unidades de conservação.

Além de pontos fechados à visitação, outros são geridos pela iniciativa privada, com custos elevados para acesso, sem garantia de segurança e conservação dos recursos naturais.

Chapada dos Guimarães possui vastas extensões de cerrado, cânions, rios, cachoeiras e formações rochosas. O potencial ecológico, turístico e de lazer é imenso, mas mal aproveitado. A região é hoje um dos principais atrativos turístico de Mato Grosso com as cachoeiras e as exuberantes paisagens, mas não há uma real e efetiva política pública integrada de utilização do potencial do parque.

O deputado lembra ainda que o acesso à Chapada dos Guimarães se dá, principalmente, por meio da rodovia Emanuel Pinheiro – MT-251 – que apesar de ter duplicado alguns quilômetros ainda é uma das vias mais perigosas do Estado, com inúmeros acidentes registrados que ceifaram a vida de muitas pessoas. Por isso, o parlamentar solicita informações da SPTU para saber sobre o andamento das obras.

Alexandre César também ressalta a realização da Copa do Mundo de 2014 na capital mato-grossense, o que será uma excelente oportunidade de promover a região e criar uma imagem positiva do Estado.

A expectativa é de que mais de meio milhão de turistas estrangeiros virão ao Brasil assistir à Copa, mas para isso é preciso investimentos, planejamento, projetos e ações práticas para que Chapada dos Guimarães ganhe o destaque necessário e toda a população local possa também lucrar com a transformação da região num potencial turístico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet