Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Com ação de Nilson Leitão, Sinop conquista radioterapia para tratamento de câncer

Após credenciamento da ala de oncologia no Hospital Santo Antônio para o tratamento de câncer em Sinop, o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) viabilizou junto ao Ministério da Saúde uma nova conquista, a inclusão do hospital no programa de radioterapia.


Em 30 de maio deste ano, Leitão oficializou junto ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a inclusão do município de Sinop no programa de combate ao câncer. O objetivo da parceria é a aquisição de equipamentos radiológicos para viabilizar a melhoria no atendimento aos pacientes.

A portaria n° nº 931/2012 lança oficialmente o “Plano de Expansão de Radioterapia” onde municípios de todo país serão beneficiados com infraestrutura e equipamentos para o tratamento adequado. Atualmente em Mato Grosso apenas a capital Cuiabá possui o aparelho para a radioterapia, sendo somente um para atender todo o Estado.

Desde sua posse como deputado federal, Leitão defendeu duas principais bandeiras, entre outras, para sua atuação: o curso de medicina e o tratamento de oncologia, ambos para Sinop. “A faculdade de medicina e o centro de oncologia, com o credenciamento do hospital Santo Antônio ao SUS, já são uma realidade para a população. Agora podemos comemorar uma nova conquista! O ministério confirmou a viabilização de infraestrutura e a destinação do aparelho de radioterapia para Sinop, estendido também para Rondonópolis”.

De acordo com a Constituição da República de 1988, o acesso à saúde é princípio social fundamental, direito de todos e dever do Poder Público. A lei ainda estabelece que seja de obrigação do Estado a promoção e o incentivo ao desenvolvimento científico, à pesquisa e à capacitação tecnológicas, com vistas à viabilização do bem-estar da população e a autonomia tecnológica do País.

Segundo Leitão a saúde é primordial e é preciso empenho para que seja possível uma melhora na qualidade de vida da população. Para que pacientes consigam atendimento na região, é necessário que se desloquem 500km de Sinop até Cuiabá, estando na maioria das vezes debilitado e sem condições de fazer o percurso para o tratamento.

“Tenho trabalhado diuturnamente para resolver os problemas de nossa região e a saúde é uma das minhas lutas. Já conseguimos algumas melhorias, mas o serviço de radioterapia virá consolidar a luta por um atendimento mais digno e humano para vitimas de câncer e suas famílias. Perdi o meu pai vitima dessa doença tão cruel, senti na pele o desespero de centenas de famílias que precisam deixar seus entes para procurar atendimento em Cuiabá ou em outros centros. Isso não pode continuar”, relata.

A lista com os municípios contemplados será divulgada em breve pelo Ministério da Saúde, mas segundo o chefe da assessoria parlamentar, Leopoldo Neto, o empenho do parlamentar foi grande e “Sinop será contemplada”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet