Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Barra

Secretário do DEM ingressa na justiça para 'tirar' o partido do PMDB

11 Jul 2012 - 11:33

Francis Amorim, Especial para o Olhar Direito

Foto: Reprodução

Secretário do DEM ingressa na justiça para 'tirar' o partido do PMDB
O primeiro-secretário da executiva municipal do Democratas (DEM) em Barra do Garças, Jonir de Oliveira Souza, entrou com uma ação ordinária declaratória de nulidade com pedido de liminar para anular a decisão do presidente do partido, Irineu Pirani, de apoiar a candidatura do deputado Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), nas eleições de 07 de outubro.


O racha no DEM começou na convenção do dia 30, quando 26 dos 28 membros com direito a voto transferiram a responsabilidade de coligação nas eleições para a executiva municipal. A partir daí, entrou em ação o vice-prefeito e presidente da agremiação, Irineu Pirani, que resistia em continuar a apoiar o Grupo dos Oito, formado ainda pelo PR, PTB, PSDB, PP, PDT, PP e PV.

Depois da divisão do “G8” com o lançamento das candidaturas da vereadora Andréia Santos e do empresário Ubaldino Rezende, o dirigente do DEM manteve conversações com o PDT, PP e PV, porém, optou por “levar” o partido para a coligação PMDB/PSB sem o aval dos demais membros da Executiva, conforme atesta a ação de nulidade.

Na ação, Jonir alega que Irineu Pirani o destituiu do cargo de secretário, nomeou uma pessoa não filiada e decidiu pelos rumos do partido sem a votação dos demais membros da executiva, entre eles o empresário Ricardo Azevedo Araújo e o advogado Raul Dolzan.

“Ele fez uma manobra para afastar um dos membros da executiva com o objetivo de evitar uma eleição democrática por sentir que seria derrotado”, alega o secretário afastado.

Jonir de Oliveira aponta também que Irineu Pirani “fabricou uma ata para se coligar com o PMDB” e desapareceu com o documento lavrado (ata) na convenção do dia 30, que estava em seu poder e foi levada pelo presidente com a alegação de que “queria apenas ler e o devolveria em data posterior, o que não aconteceu”, ressaltou.

Jonir de Oliveira Souza foi prefeito de Barra do Garças em duas ocasições. A primeira, como interventor, no final da década de 1960 e, no início da década de 1980, com o afastamento do ex-prefeito Wilmar Peres de Farias para se candidatar a vice-governador na chapa do deputado Julio Campos. Jonir era presidente da Câmara Municipal à época.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet