Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

rusgas de campanha

Vice-governador, comunitários e Carlos Brito falam de disputa eleitoral

Foto: Pedro Alves/Assessoria

Carlos Brito tem apoio das três alas do movimento comunitário (Femab, Ucam, Ucamb)

Carlos Brito tem apoio das três alas do movimento comunitário (Femab, Ucam, Ucamb)

Uma candidatura "dos bairros" contra as demais "candidaturas poderosas". Assim o vice-governador Chico Daltro (PSD) classificou a disputa da eleição em Cuiabá por parte do candidato Carlos Brito (PSD) contra os outros concorrentes, quando perguntado sobre o atual andamento da sucessão cuiabana.


O tom de críticas foi encampado e repetido por lideranças comunitárias e pelo próprio Brito. Ele diz que não queria falar de outras candidaturas. Chico Daltro repetiu a fala por três vezes, em um recado indireto ao candidato Mauro Mendes (PSB), que, como ele e outros líderes da sigla, já criticaram os adversários na disputa.

“Enquanto estão discutindo aí só estratégias da medição de forças, de candidaturas chamadas poderosas, a nossa está sendo recebida nos bairros”, compara.

“Aquela vertente política cujas candidaturas poderosas só vão aos bairros atrás do voto para se eleger. Nossa candidatura é diferente. O bairro está levando esse voto para a urna”, diz Daltro.

“Se você está perguntando de estratégia, de volume estrutural de campanha e propaganda de força econômica, isso não vai acontecer. Essa não é a nossa campanha. Nosso candidato tem apoio espontâneo da população”, argumenta o vice-governador Chico Daltro.

Brito reuniu a imprensa nesta terça-feira na Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) para apresentar o apoio unificado à sua candidatura das federações e associações de bairro de Cuiabá (Femab, Ucam e Ucamb).

Ele afirmou que na próxima terça-feira (24) à noite anunciará apoios de outros segmentos à sua candidatura.
O candidato a vice do PSD, pastor Paulo Roberto Alves, disse que, em que pese as dificuldades, a eleição pode ser definida no primeiro turno.

"Na minha visão, há dificuldade de dar segundo turno. Tenho visão de que vamos arrebentar no primeiro turno. Tem muitas coisas que vamos apresentar nos próximos dias”. Ele diz que a campanha de Brito faz trabalho de conscientização da população.

Carlos Brito

O candidato do PSD seguiu a linha do vice-governador de comparar alguns dos seus principais adversários de campanha, como Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT). Mauro lidera as pesquisas eleitorais atualmente e Lúdio terá a maior estimativa de gastos na capital.
 
Brito também falou da proposta da Secretaria de Ação e Combate à Violência e Secretaria de Bairros como forma de prevenção na segurança pública e de descentralizar serviços públicos para a periferia da cidade.

“Nós não estamos na frente nas pesquisas, não temos o maior orçamento para fazer política”, relatou, em uma fala eloquente. “Mas temos essa companheirada que está há 30 anos na estrada e conhece Cuiabá, que eu conheço”.

Ele ainda insistiu em outra crítica indireta ao candidato do PSB. “Não temos candidatura de outros projetos partidários, de governador, disso, daquilo. Vou ser prefeito por quatro anos”.

Brito disse honrado pelo fato de ter sido presidente de bairro há 28 anos e ainda assim ser reconhecido como comunitário hoje.
Ao contextualizar que é a décima quarta campanha que faz como candidato ou em apoio a alguém, lembrou do desafio de sair de presidente de bairro para vereador eleito.

“Em 1992, quando tinha dificuldade nos bairros, levava chá de cadeira, o movimento popular era tratado na chibata, era difícil, tinha que trabalhar com muita gente”, revela. “Muitos diziam: agora quando um presidente de bairro vai ser eleito vereador”. Ele diz que não ouviu as pessoas que tinham essa opinião.

Campanhas sem ataques

Brito diz que fará uma campanha limpa, sem baixarias, mas, se precisar, vai responder à altura das provocações e críticas desse nível.

“Agradeço a imprensa por estar aqui. A condição da disputa com o pastor Paulo Roberto exige nos expor e que assim seja. Quero, através da mídia, fazer um debate limpo, sem ataques. Mas, se necessário, vamos ser firmes na defesa”.

Comunitários pró-Brito

O presidente interino da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), José Valvoline, destacou a ação de Brito quando presidente da associação de bairro no Parque Cuiabá, entre 1984 e 1986, como dito pelo candidato.

Ele comparou a candidatura de Brito – tida como simples e popular – contra candidaturas de muitos recursos, ou “poderosas”, como qualificou o vice-governador Chico Daltro. “Você, Brito, representa moradores que moram na periferia. Você, Brito, veio para a campanha do tostão contra o milhão”.

Presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Jonail da Costa também cutucou candidaturas concorrentes de Carlos Brito ao relembrar seu passado de experiência no movimento comunitário. Ele mandou recado indireto a Mauro Mendes (PSB).

“Só Carlos Brito tem todas as etapas que um político deve percorrer, de presidente de bairro, vereador, prefeito, deputado estadual, secretário. Outros vêm da iniciativa privada e de condomínios estruturados, não conhecem a realidade de Cuiabá”.

Ele ainda provocou certa falta de experiência dos demais candidatos a prefeito de Cuiabá que não teriam experiência comunitária.

“Precisamos não de um prefeito que fica no palácio, que fica preocupado com a iniciativa privada, mas que sai de lá e vá para os bairros Altos da Glória, Umuarama, Doutor Fábio”, complementa. “Tem gente que diz no discurso que é bem-sucedido. Cuiabá precisa de resultados. É muito diferente da iniciativa privada”, afirma.

José Maurício Pereira, presidente da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), reforçou a necessidade de um prefeito que teve experiência como líder comunitário.

“É importante ter um prefeito para levantar bandeira que defendemos dia e noite, batendo nas portas do poder público e que muitas vezes não atende”.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet