Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

copa 2014

Silval fala em interesses escusos nas denúncias de fraude da obra do VLT

29 Ago 2012 - 12:51

Da Redação - Laura Petraglia / Jonas da Silva

Foto: Marcos Negrini/Secom-MT

Silval fala em interesses escusos nas denúncias de fraude da obra do VLT
O governador Silval Barbosa (PMDB) declarou na manhã desta quarta-feira (29) durante visita da FIFA às obras da Copa em Cuiabá que sistematicamente ‘alguns segmentos’ vêm tentando atrapalhar por meio de ‘denuncismo’ a obra do VLT em Cuiabá a serviço de alguém.


“Eu só não sei ainda a serviço de quem. Faz horas que vem uma campanha maciça tentando inviabilizar essa obra. Quando resolvemos mudar a matriz do BRT, um transporte ultrapassado para o VLT, tentaram dizer que Ministério das Cidades tinha feito rolo, falcatrua, que tinha superfaturado a obra e tentaram derrubar o ministro desde ali”, reclamou.

Secretário da Fifa alerta que 'Cuiabá não conseguirá acolher todos os fãs e torcedores'
'Lobista' e Daltro convidados a 'prestar contas' sobre o VLT na AL
Deputado questiona como 'lobista' chegou a integar cargo estratégico no Estado
Estripulia de assessor também envolvia negociação da dívida de MT
Guilherme Maluf solicitou à empresa representada por 'lobista' doação de projeto de viabilidade do VLT
MPF vai investigar denúncia de servidor do estado sobre VLT em Cuiabá
Licitação do VLT pode ter sido marcado por jogo de interesses, segundo assessor

Segundo Silval os trâmites relacionados à contratação da obra do VLT foi exemplo de transparência justamente por ter sido a o primeiro empreendimento a ser contratado por meio de RDC (Regime Diferenciado de Contratação).

“Quando nós fomos elaborar o RDC eu convidei todos os órgãos de controle para ajudar a elaborar o projeto. Ministérios Públicos Estadual e Federal, TCU, AGU, Tribunal de Contas do Estado, e Polícia Federal, todos foram convidados. Depois quando fomos abrir os envelopes com as propostas também convidei todos, sem exceção”, afirmou.

O governador diz que desde o início do processo, quando começaram as denúncias sobre fraude na licitação e cartas marcadas, ele determinou investigação. “Vários jornais denunciaram, depois a deputada Luciane Bezerra também denunciou que seria vencedora a empresa que não venceu. Eu só não sei a que custo e a mando de quem quiseram imputar essa confusão. A minha determinação é para que se investigue quem está por trás disso e a mando de quem”, defendeu.

“Não temos medo de apuração porque temos a certeza da transparência. O que nos queremos é uma obra que fique. Quero que se investigue até a exaustão e que se puna exemplarmente, mas que não inviabilizem uma obra que não é do governador, é para Mato Grosso, para o povo de Cuiabá que necessita de transporte de massa. Se tem alguém falando em nome do governo que seja punido, mas que obra não seja penalizada”, finalizou.

O secretário-executivo do Ministério do Esporte e coordenador do Grupo Executivo da Copa, Luís Fernandes, disse o VLT em Cuiabá é obra que vai atender a copa, mas vai principalmente vai ficar como legado de mobilidade urbana para a população da cidade.

“Foi esse entendimento que determinou a decisão do Grupo Executivo da Copa de inclusão desta obra na matriz de responsabilidade da Copa do Mundo. Dentro desta visão, na implantação deste empreendimento toda as recomendações dos órgãos de controles e determinações judiciais serão acatadas”, declarou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet