Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | eleições 2012

TRE-MT realiza testes de transmissão via satélite; saiba como funciona a tecnologia

Nesta sexta-feira, 28 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realizou mais uma simulação de transmissão de dados via satélite, com o objetivo de garantir o perfeito funcionamento dos 90 equipamentos e dos quatro satélites a ser utilizados na apuração e totalização dos votos, no dia 7 de outubro. Os trabalhos nessa área são coordenados pelo Coordenador de Infraestutura Computacional do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido.


De acordo com o coordenador, no dia do pleito, serão transmitidos via satélite os votos depositados em 234 locais de votação de difícil acesso no interior de Mato Grosso, sendo a grande maioria na região do Araguaia e Norte do Estado.

São regiões cujo acesso se dá por via aérea, fluvial ou terrestre com carros traçados (especialmente em período chuvoso). Nestas regiões, sem a existência destes equipamentos, após o encerramento da votação às 17 horas do domingo, os servidores da Justiça Eleitoral demorariam várias horas para levar a urna eletrônica até o local mais próximo com conexão segura de internet, para transmitir o boletim da urna para Cuiabá. Além deste fator, nestas regiões, as grandes empresas de telecomunicação como Oi, GVT e Embratel ainda não implantaram infraestrutura para disponibilizar à população internet com capacidade para tráfego de dados. Ou seja, não dispõem de internet por fibra ótica ou rádio.

Os 90 equipamentos, chamados de Bgan, são equipados com antenas que se comunicam diretamente com quatro satélites que cobrem o Estado de Mato Grosso e sul do Pará. Cada equipamento se conecta com qualquer um destes satélites, para o qual transfere os dados da urna. Os satélites enviam os dados para o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, que identifica o Estado de origem e transfere o boletim de urna para o respectivo tribunal regional.

No Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, os dados são recebidos por uma máquina chamada MT2, usada para armazenar os dados no dia da eleição. Os dados da eleição permanecem nesse computador central. Ou seja, eles não são transferidos para os computadores que serão instalados no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Os votos que serão exibidos em telões no Centro de Eventos serão obtidos por técnicos do TRE, que vão acessar de forma remota (à distância) o computador central do Tribunal. Toda esta operação é cercada de esquemas de segurança na área de tecnologia da informação, cuja equipe é coordenada pelo Secretário de Tecnologia da Informação, Ailton Lopes Júnior.

Os testes realizados na transmissão de dados via satélite são chamados de stress, ou estresse. Consistem em enviar sinais simultâneos para os satélites para checar se eles vão agir de forma equivocada. Estes testes são necessários porque pode ocorrer de o satélite interpretar a remessa maciça de dados como um ataque ao seu sistema. Neste caso, ele bloqueia o recebimento de informações. Ao todo, serão realizados 10 destes testes.

Segundo o Secretário de Tecnologia da Informação, Ailton Lopes, a expectativa é divulgar os resultados das eleições municipais ainda na noite do dia 7 de outubro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet