Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

o%

Urnas em Cuiabá estão quase 100% apuradas; TRE aguarda para publicartotalização

07 Out 2012 - 18:03

Da Reportagem local - Lucas Bólico e Jonas da Silva

Foto: Olhar Direto

Secretário de TI do TRE explica falha na apuração

Secretário de TI do TRE explica falha na apuração

(ATUALIZAÇÂO ÀS 19h00) - O secretário de Tecnologia de Informação (TI) do Tribunal Regional Eleitoral, Ailton Lopes, acaba de confirmar que a apuração deve ser normalizada dentro de 30 minutos. Os votos de Lúdio, explica, não foram perdidos. "Apontar de quem foi o erro é o menor dos problemas agora".


"Detectamos que houve apenas uma falha no momento de mudar o status do candidato no sistema", informou. Lúdio estava como indeferido ao invés de deferido. "Houve apenas uma falhazinha", minimizou. O secretário informa ainda que Cuiabá está quase 100% totalizada. "Não se assustem se já for publicado resultado", completou. O TRE e o TSE estão resolvendo o problema para divulgar os valores.

Entenda

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso acaba de parar a apuração das urnas em Cuiabá para corrigir uma falha técnica que estava computando os votos do candidato Lúdio Cabral como nulos.

A falha técnica foi admitida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Rui Ramos. Como a candidatura de Francisco Faiad (PMDB) havia sido indeferida há mais de duas semanas e o TRE não atualizou no sistema o deferimento que veio depois, Lúdio constava como indeferido e seus votos estavam sendo computados como nulos.

O secretário de Tecnologia de Informação (TI) do tribunal explicou que houve uma falha da instituição. "Houve um lapso, uma falha de comunicação entre o cartório e o tribunal. O presidente e os juízes estão reunidos e vamos ver qual o resultado do julgamento", relata.

Ibope identifica segundo turno em disputa de Lúdio Cabral e Mauro

Quando a apuração foi paralisada pela direção do TRE-MT, havia cerca de 26% dos votos apurados. Mauro tinha 35.642 dos votos e os votos de Lúdio junto com os nulos somavam 39.756. Não se sabe, neste caso, o correto quanto ao total de votos anulados.

O candidato a vice-prefeito de Lúdio, Francisco Faiad (PMDB), informou nesta noite no Centro de Eventos do Pantanal, local da apuração, que o deferimento da sua candidtura não foi comunicada pela direção do tribunal à juíza da 1ª Zona Eleitoral. "Manteve no cadastro da primeira instância nossa candidatura como indeferida. O presidente do TRE comunicou a juíza desse equívoco. A apuração foi suspensa até que o nome Lúdio Cabral apareça como votos válidos", explicou Faiad.

Faiad diz que recebeu o fato com indignação. "Como revolta. Fizemos uma campanha limpa, honesta, não abusamos nenhum momento da legislação eleitoral. Acontece que o Brasil todo vê a candidatura indeferida em sites e portais. Eu tenho recebido telefonema de todo Brasil", lamentou. "Minha candidatura está deferida", sintetizou.

Atualizada às 18h54
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet