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Segunda-feira, 06 de maio de 2024

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Dia das crianças

Mauro promete ampliar creches e transformar PS em unidade infantil

Foto: Lucas Bólico - OD

Mauro promete ampliar creches e transformar PS em unidade infantil
O candidato a prefeito pelo PSB em Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) tem projetos específicos para as crianças em seu plano de governo. O Olhar Direto separou alguns deles neste 12 de outubro e os destaca, como a proposta de ampliação do número de creches e a transformação do atual Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) em Unidade de Atenção Integral à Saúde da mulher e da criança (compare aqui com as de Lúdio Cabral).


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Mendes destaca em seu plano de governo preparado para Cuiabá, que a educação é um problema histórico. “A educação pública municipal voltará a dar oportunidade para nossas crianças serem cidadãos completos. Nossas escolas e creches serão novamente um centro de referência onde a família saberá que seus membros mais jovens terão ali uma educação integral, que os preparará para os grandes desafios que a vida lhes impõe”, afirma o documento.

“Nossas crianças e jovens precisam ser preparados para serem cidadãos completos, e terem acesso a educação de melhor qualidade, a espaços públicos de lazer preparados para atividades recreativas e culturais, e principalmente a uma perspectiva de desenvolvimento econômico que garanta oportunidades para todos”, completa.

Saúde

Na Saúde, o peessebista promete ampliar o acesso e a melhoria da organização e qualidade da Atenção de Média e Alta Complexidades Ambulatoriais e Hospitalares do SUS/Cuiabá, priorizando a transformação do atual Pronto Socorro numa Unidade de Atenção Integral à Saúde da mulher e da criança e a implantação de dois centros de atenção à saúde.

O programa de governo prevê programas de estímulo às crianças, jovens e adolescentes para a prática de esportes, participação em trabalhos voluntários e mutirões comunitários.

Sinhá da Paz

O Projeto Educativo Sinhá da Paz que consta do projeto de Mauro para Cuiabá tem a intenção de capacitar mulheres residentes nas áreas de maior incidência de criminalidade visando à reintegração das mulheres, crianças e adolescentes com maior vulnerabilidade.

Educação

Em seu programa de governo, o peessebista destaca que segundo censo 2009 do IBGE, 90.911 matrículas foram realizadas no Ensino Fundamental e 8.948 no Ensino Pré-escolar em Cuiabá. A rede municipal possui 48 creches, 80 escolas do Ensino Fundamental e 14 escolas municipais do campo.

“É preciso ampliar o número de creches que é insuficiente para atender a demanda, assim como, há necessidade de contratação e capacitação para trabalho pedagógico nestas unidades. As escolas municipais do campo atendem 2.170 alunos entre educação básica e Educação Infantil. A rede não possui uma política educacional específica para escolas do campo”.

O plano de Mendes tem como diretriz uma política de Educação a partir de três eixos: aluno, profissional da educação e escola como forma de garantir uma educação fundamental de qualidade e ao alcance de todos.

Promessas para Educação com base nos três eixos:

Implantar gradativamente à escola de tempo integral;

Criar programa de combate a evasão escolar;

Combater o analfabetismo;

Universalizar o acesso à educação infantil e ensino fundamental

Criar uma Equipe multidisciplinar para atendimento a Educação Infantil

Implementar nas escolas políticas de educação ambiental;

Ampliar a oferta de cursos preparatórios para o vestibular;

Ampliar a estrutura logística de transporte para atendimento às necessidades dos alunos da rede e municipal de ensino com a aquisição de novos ônibus.

Apoiar o programa - atenção integral à saúde dos alunos nas escolas por meio das Equipes Saúde da Família;

Implementar políticas e ações para a valorização profissional do servidor da educação

Revisar a aprimorar a Lei Orgânica dos Profissionais da educação de Cuiabá (plano de carreira), oportunizando a elevação do nível de formação educacional;

Valorizar a cultura da auto avaliação e da avaliação institucional como forma de garantir a melhoria da qualidade de ensino;

Constituição de equipes pedagógicas para as Escolas de Educação Infantil;

Implantação do concurso público para o cargo de professor da Educação Infantil;

Prover qualificação continuada aos professores da Rede Pública.

Transformar as escolas em centros de referência para as ações da comunidade e integração às famílias, desenvolvendo projetos de escola aberta aos finais de semana;

Ampliar o tempo e o espaço educativo na escola com projetos inovadores para a extensão do ambiente escolar, tendo o bairro e a cidade como espaço educativo no contra turno;

Construção, ampliação e melhoria da estrutura e ambiência das escolas;

Equipar as escolas com ambientes e materiais próprios às modalidades da Educação Básica;

Consolidação da Gestão Democrática nas escolas de educação Infantil;

Garantir recursos financeiros para o desenvolvimento de programas e projetos que concretizem as ações do PDE/PPP;

Construir Centros Integrados de apoio e de atendimento pedagógico às pessoas com necessidades educativas especiais.

Implementar de ações de fortalecimento do sistema municipal e Conselho Municipal de Educação.

Recuperar a infraestrutura das escolas da Educação Infantil.

Prover a segurança no interior das escolas com contingente de “Amigos da Hora”;

Garantir a acessibilidade através das adequações das estruturas físicas das escolas e transporte escolar para as pessoas com deficiência.

Implementar um sistema de diagnóstico, intervenção, avaliação e divulgação dos resultados dos programas educacionais (Gestão na Aprendizagem e Avaliação Institucional);

Consolidar as Bases de Dados da Área de Educação (Matrícula, Boletim, Frequência, Censo Escolar, Grade Curricular, dentre outros) para geração de Informações Gerenciais;

Melhorar a iluminação pública em torno das escolas.

Prover a segurança pública em torno das escolas.

Criar o centro de pesquisa e formação de professores.

Implantar e implementar Bibliotecas Escolares e Comunitárias.

Implantar e implementar dos Laboratórios de Ensino de Ciências – iniciação a pesquisa científica.

Ampliar e equipar Laboratórios de Informática.

Construir refeitórios nas escolas, evitando que as merendas sejam servidas em salas de aulas.
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