Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

embate

Candidatos mostram garras para aumentar críticas sobre apoiadores Veja cobertura

22 Out 2012 - 22:13

Da Reportagem - Lucas Bólico e Jonas da Silva

Candidatos mostram garras para aumentar críticas sobre apoiadores Veja cobertura
Mauro Mendes e Lúdio Cabral mostraram suas garras na noite desta segunda-feira em debate da TV Record, com críticas mútuas, principalmente sobre seus apoiadores. Lúdio insistiu que Mauro é o candidato do prefeito Chico Galindo (PTB). Por outro lado, o empresário do PSB afirma que o petista esconde os apoios de Eder Moraes e do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD).


"O senhor tem que dizer de público quem apóia senhor. Eder Moraes apóia e coordena sua campanha, José Riva está até o pescoço em sua campanha. São ou não seus apoiadores? Eu assumo meus apoios e não escondo", criticou Mauro.

"Eder apóia minha campanha, não tem cargo de coordenação e não terá cargo no nosso governo. José Riva, presidente da Assembleia Legislativa, ele apoiou senhor em 2008 e o senhor não falou nada", retrucou Lúdio. "Eder Moraes me apóia, foi do PR, e secretário do seu apoiador Blairo Maggi. O senhor tem que discutir Eder Moraes com Blairo Maggi e não comigo", cutucou.

Clima esquenta


O clima entre militantes e cabos eleitorais de Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral esquentou momentos antes do início do debate de TV Record. Um dos animadores que estava comandando a “festa” na calçada precisou pedir calma aos mais exaltados no microfone.

O candidato peessebista foi o primeiro a chegar ao debate. Em sua declaração, Mendes afirmou que pretende falar a verdade para convencer “mentes e corações” neste debate. Ele também aproveitou para “cutucar” o oponente dizendo que no segundo turno costumam sair as maquiagens dos candidatos.

Ao chegar, Lúdio foi fortemente provocado por cabos eleitorais de Mauro Mendes, que eram insuflados por alguns líderes. Chegou a haver um problema com o portão que se abriu e voltou a fechar e deixou o candidato mais tempo “preso” junto à militância adversária”.

Na chegada, o petista afirmou que pretende conquistar os indecisos no embate direto, apresentando o conteúdo de suas propostas. “O nosso sentido é o da mudança verdadeira contra o continuísmo do nosso adversário”, criticou.

Veja o debate em tempo real:

00h01 - Em suas considerações finais, Lúdio afirma que o PT servia para Mendes em 2008. Lúdio diz que hoje, sua aliança representa o grupo que vem governando o Brasil. “Nós vamos governar Cuiabá juntos”, diz. Ele afirma que Cuiabá não pode mais sofrer o que sofreu em 2008. “Faltam seis dias para eleição, vamos lutar, vamos às ruas”, completa. O petista ainda pede votos para ter uma cidade “mais feliz”. O governo terá o Lúdio comandando a cidade.

23h56 - Lúdio pergunta quantos prontos-socorros foram feitos com os incentivos fiscais dados a Mendes. Mauro diz que incentivo fiscal é para gerar emprego. “É aquilo que o Lula fez com os carros”, diz.

23h54 - Mauro pergunta a Lúdio sobre as propostas para a Cultura. O petista diz que está há 8 anos na luta. Declara que vai valorizar a cultura histórica e a contemporânea. “Vamos colocar todos os seguimentos da cultura no conselho de cultura”, responde.

23h51 - Começa o quinto e último bloco que terá perguntas trocadas com tema livre e considerações finais.

23h49 - Termina o quarto bloco.

23h48 - Lúdio pergunta as diferenças de administração pública e privada. Mendes responde que aprendeu muito no Senai e declara que Lúdio tem o perfil Legislativo. Mauro ainda diz que Lúdio se parece com Wilson Santos.

Lúdio diz que é Mendes quem se parece com Wilson, tanto que está com o marqueteiro Antero Paes de Barros. Mendes diz que político do Legislativo é muito bom de “gogó”.

23h45 - Mauro pergunta quais os projetos de Lúdio para os esportes e lazer. Lúdio diz que não decorou, mas apresentou o documento que vem sendo discutido há 2 meses pela população. “Vamos nos bairros realizar o orçamento participativo”, diz, para a sociedade ter o lazer.

Mendes diz que vai revitalizar as áreas de lazer dos bairros. “Vamos trabalhar em parceria com algumas instituições”, promete.

Na tréplica, Lúdio promete assegurara à população o direito de escolher onde aplicar os recursos do IPTU por meio do orçamento participativo.

23h42 - Lúdio pede cinco ações objetivas de Mauro para a juventude. Mauro promete investir em qualificação, geração de empregos, apoiar a agricultura familiar. “Vamos investir na política de esporte e lazer, investir em políticas de assistência.

“Jovem empreendedor com linha de R$ 1 milhão de crédito”, começa elencando Lúdio dentre as cinco ações que destaca. Mauro diz que Lúdio leu a “colinha” do marqueteiro. “Aprendi muito no Senai”, diz Mendes. Promete dar descontos no IPTU para pequenas empresas.

23h39 - Mauro diz que Eder é o grande manda chuva da campanha de Lúdio e questiona se os repasses para a Assembleia estão certos frente ao atraso na Saúde.

Lúdio pede para que Mendes pergunte a Blairo Maggi sobre Eder Moraes e lembra que em 2008 Mauro teve o apoio de José Riva.

Mendes diz que Riva articula a campanha de Lúdio nos bastidores e cobra um posicionamento firma do adversário frente aos problemas da Saúde.

Lúdio diz que Mauro está de bravata disputando a eleição pelo poder a qualquer custo, enquanto ele trabalhou pela população durante 8 anos como vereador.

23h35 - Começa o quarto bloco - os candidatos perguntam-se.

23h32 - Termina terceito bloco.

23h31 - Questionado sobre o saneamento, Mauro diz que foi contra a concessão da Sanecap. “Homem tem que ter palavra e contrato tem que ser honrado”. Mauro diz que se ele não cumprir a empresa vai “se ver com ele”.

Lúdio diz que representa a verdadeira mudança. “Estou na luta há 8 anos”, diz. “Eder Moraes me apoioa e é filiado ao PR e foi secretário do seu apoiador Blairo Maggi e o senhor tem que cobrar do seu apoiador”, diz.

Mauro diz que é loucura de Lúdio relacioná-lo ao prefeito Chico Galindo. “Se o senhor está com Eder, com Riva, é um problema do senhor”, diz.

Lúdio diz que apenas respondeu sobre Eder porque foi provocado por Mendes. Lúdio diz ainda que vai trazer para a prefeitura a responsabilidade do saneamento.

23h27 - O mediador questiona sobre o VLT e a demolição do estádio governador José Fragelli. Lúdio diz eu está trabalhando junto ao governador para garantir o VLT na capital e declara que está ao lado dos usuários do transporte coletivo. Lúdio diz ainda que defendia que o estádio fosse feito em outro lugar.

Mendes diz que discussão já passou sobre o VLT. “Temos que trabalhar juntos”, afirma. “Temos que nos empenhar todos”. Critica ainda a atual gestão por, segundo ele, se manter alheia às discussões. Mauro diz ainda que foi um “crime destruir o Verdão”.

Lúdio diz para Mendes dizer ao seu “apoiador” Chico Galindo que a prefeitura de CCuiabá se manteve alheia ao processo da Copa do Mundo.

Mauro cobra que Lúdio assuma seus apoios: Eder Moraes, Carlos Bezerra etc. “O senhor veio com essa obsessão, vamos discutir Cuiabá”, pede.

23h22 - Questionado sobre o transporte público, Mauro diz que a Prefeitura tem o dever de fiscalizar e promete revitalizar a frota e instalar ar-condicionado. Mendes promete também voltar os cobradores para o ônibus.

Lúdio, sobre o mesmo tema, diz que está na luta por um transporte público junto com a população. Lembra que lutou na justiça contra o aumento da passagem, por exemplo. “Vamos enquadrar as empresa de ônibus e fazer uma auditoria na passagem”.

Mauro diz que irá garantir o passe-livre e a integração com o VLT. “Vamos ter que assegurar que não vai ter nenhuma perda.

O petista diz que não tem apoio dos empresário do transporte coletivo e promete abrir licitação no transporte coletivo. “Iremos assegurar a licitação para que haja pontos de ônibus modernos”, promete.

23h17 - O mediador pergunta as prioridades do candidato para a educação. “Tem muitas escola que não têm nem quadra coberta”, critica. Vamos valorizar na estrutura física e dos profissionais, promete.

Lúdio diz que Mendes respondeu de forma genérica. “Nós iremos priorizar a educação infantil. Temos mais de 20 mil crianças fora das creches”, reclama. Promete também assegurar boas condições de trabalho aos profissionais.

Mauro Mendes diz que Lúdio tem uma fixação com Wilson e diz que Lúdio se parece com ele. “Essa revolução que vamos fazer é fruto de um trabalho sério”, diz. Promete acabar com a corrupção para fazer com que as verbas públicas cheguem na ponta.

O petista, na tréplica, diz que Mendes nunca botou os pés na Câmara de Cuiabá e só aparece em época de eleição. “Se fizesse saberia a oposição sistemática que eu fiz contra o prefeito Wilson Santos e o Chico Galindo que ele deixou de presente para a gente”. O candidato também cita uma série de ações na Câmara.

23h12 - O mediador cita os graves problemas da Saúde pública e questiona os projetos de Lúdio para a área. Lúdio começa dizendo que Mauro foi desrespeitoso com sua esposa nos bastidores e responde que irá conversar com os servidores, fortalecer a atenção primária e abrir as portas do atendimento.

Mendes diz que faltam médicos nas policlínicas e promete valorizar as condições dos médicos trabalharem. Diz que irá valorizar os profissionais e melhorara a rede física.

Lúdio diz que Mauro desconhece a Saúde e cita a rede de trabalhadores que fazem parte da área.”Saúde não é só estrutura física”, rebate.

Mendes diz que o adversário usa de artifícios. Diz que apenas disse que sua esposa é bonita. “Amo ela”, afirmou. Voltando ao tema, o candidato diz que todos os profissionais são importantes.

23h07 - O mediador declara que Mauro sofre críticas políticas e não concede direito de resposta

23h06 - Tem início terceiro bloco.

23h03 - Termina o segundo bloco.

23h02 - Mauro pergunta quem comanda a campanha de Lúdio. O petista responde que é Antero quem comanda o marketing do adversário. Também chama o adversário de incoerente por criticar o PT e dizer que é da base do governo.

Mauro responde que Lúdio não manda na campanha e lembra que teve direito de resposta obtido na justiça. Lúdio cobra que Mauro assuma que é a “continuação de tudo aquilo que Cuiabá sofreu”.

22h59 - Lúdio Cabral pergunta valores do Bolsa Família. Mendes responde que 23 mil famílias recebem, mas 23 mil deveriam receber. Mauro acusa Lúdio de espalhar na periferia o boato de que Mauro cortaria beneficio se eleito.

O petista pede para Mauro não fazer terrorismo e diz que o adversário é que espalha mentiras sobre ele. O socialista diz que Lúdio está exaltado. Mendes ainda promete adicionar o vale gás ao Bolsa Família.

22h55 - Mauro questiona o repasse da saúde que não é feito pelo Estado. Lúdio diz que Silval assegurou R$ 60 milhões a mais de repasse de urgência e emergência. Lúdio diz também que Mendes deve questionar seu apoiador Blairo Maggi sobre os repasses suplementares à Assembleia Legislativa.

Mendes diz que não pode faltar dinheiro da saúde. Lúdio diz que não havia sido repassado o valor em setembro. “A greve se deve ao desrespeito do prefeito Chico Galindo que te apóia”.

22h52 - Lúdio questiona Mauro sobre o valor do repasses da educação. Mendes afirma que debateu sobre o tema no Sintep. Promete investir na infraestrutura das escolas. Lúdio diz que Mauro errou o valor dos repasses e continua a fugir da resposta. Mauro chama Lúdio de desequilibrado. Mendes diz também que não tem obrigação de saber tudo.

22h50 - Tem início segundo bloco.

22h46 - Encerrado primeiro bloco.

22h45 - A jornalista questiona o discurso “altruísta” de Mauro que afirma querer ser candidato para ajudar as pessoas. O candidato diz que quer ser prefeito para ajudar a realizar as pessoas porque é “abençoado”.

Questionado sobre financiamento a ONGS, Mauro responde que ajuda seus funcionários, creches, e trabalha em parceria com as igrejas.

22h42 - A jornalista Gabriela Galvão do RDNews questiona Lúdio Cabral sobre a vinda do ex-presidente Lula e a gravação da presidente Dilma Rousseff. Lúdio diz que não mudou em nada sua campanha para trazer o apoio das lideranças, afirma que foi Mauro que mudou fazendo ataques.

Sobre a participação da ex-senadora Serys Slhessarenko, Lúdio diz que tem os braços abertos a ela.

22h40 - Jonas questiona Mauro sobre a contratação apoiadores de Wilson Santos para a campanha. Mauro responde que seu contrato termina dia 26 e que é apenas um contrato comercial, sem acordo político. O jornalista, na tréplica, questiona o apoio de Chico Galindo.

Mauro Mendes diz que foi oposição a Wilson Santos. “Fui um ferrenho opositor, sou oposição a essa gestão”.

22h37 - O jornalista do Olhar Direto Jonas da Silva questiona o caos da saúde pública e o apoio do governador Silval Barbosa. Lúdio diz que promete recuperar o sistema público de saúde. O petista também afirma que disse ao governador que é contra as Organizações Sociais de Saúde e garantiu que tem um diálogo franco com Barbosa.

22h32 - Primeira pergunta é feita pela jornalista Laise Lucatelli dirigida ao candidato Lúdio Cabral. Ela questiona a acusação de que Lúdio, pelo estilo light na campanha, poderia ser um fantoche nas mãos dos apoiadores e que poderia ser derrotado.

O candidato responde que é ele quem irá governar, mas que aprendeu o estilo light com o ex-presidente Lula.

23h35 - Na réplica, a jornalista cita estagnação do candidato nas pesquisas. Lúdio reflete que nunca se pautou nas pesquisas, mas levou em conta fazer uma campanha limpa.

Em pergunta a Mauro Mendes, a jornalista questiona o uso de um cheque do candidato em campanha passada. O candidato diz que depositou o valor de R$ 1 milhão na justiça. “Quem me conhece sabe que tenho muita honra”.

Mauro declara ainda que é muito cheque não pagar um cheque por um trabalho que não foi realizado.

22h25 - Tem início o debate, que será dividido em cinco blocos. O embate terá perguntas feitas por jornalistas, questionamentos trocados entre os participantes e também perguntas do mediador.

É proibida utilização de pontos eletrônicos e documentos que não sejam o plano de governo.



Atualizada às 00h07
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet