Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

Reta final

Candidatos acalmam ânimos e focam propostas após clima esquentar.; veja

23 Out 2012 - 12:09

Da Reportagem Local - Lucas Bólico e Priscilla Vilela

Foto: Olhar Direto

Candidatos acalmam ânimos e focam propostas após clima esquentar.; veja
Os candidatos a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral (PT) e Mauro Mendes (PSB) amenizaram o tom do debate realizado pela TV Rondon. Após o tenso embate travado na noite de ontem na TV Record, Mauro e Lúdio focaram nas propostas para Cuiabá e não subiram a temperatura do encontro.


Para Mauro Mendes, este debate foi melhor que o de ontem. “Acredito que foi melhor que o de ontem, tivemos um nível tranquilo de diálogo, não tem porque haver aquele confronto obsessivo, aquela eloqüência como se estivéssemos na tribuna de um parlamento onde o que vale é a retórica”, declarou ao sair os estúdios.

Lúdio Cabral afirma que o tom amenos foi em respeito ao horário de almoço, “Hoje foi um debate no horário de almoço, mais curto com perguntas relacionadas a temas que não nos colocava em confronto. Nós tivemos duas oportunidades de cada um perguntar pro outro. A nossa opção foi de respeitar o horário e apresentar proposta para as pessoas que estão em casa no horário de almoço, mesmo essas propostas evidenciam as nossas diferenças”, declarou.

Confira o debate abaixo

13h17 - Encerrado o debate.

13h14: - Em suas considerações finais Mauro agradece a Deus, esposa e família e fala sobre a recuperação de Virgínia Mendes após seu problema de saúde, mesmo com a intensidade da campanha eleitoral. Pede ainda a chance de mostrar seu trabalho por Cuiabá e afirma que fará uma gestão semelhante a do senador Blairo Maggi (PR), enquanto era chefe do Executivo. “Faremos com que o sonho das pessoas sejam realizado”, afirmou.

Já o petista nas considerações ressalta seu trabalho na Câmara de Cuiabá, trabalhando pela população e afirma que o estilo de gestão do atual prefeito Chico Galindo (PTB) não pode continuar. Destaca que com ‘a graça de Deus’ está pronto para governar a capital e reafirma o estilo propositivo de sua campanha sem ataques. “o prefeito tem que ter a humildade e saber de que lado está e saber que o interesse que representa é o da população trabalhadora”, destacou.

13h11 - Considerações finais

13h09 - Termina o quarto bloco.

13h08 - Mauro lembra que Cuiabá vai sediar a Copa e diz que se preocupa com os bairros de Cuiabá. Mendes questiona as propostas para o esporte e lazer. O vereador diz que quer consolidar a cultura da prática esportiva na capital, incentivando todas as modalidades esportivas: judô, futebol, basquete, atletissmo, elenca.

Mauro rebate dizendo que a cidade está abandonada. "Administrar Cuiabá é um desafio muito grande", diz. O candidato garante, no entanto, que está preparado. "Hoje em Cuiabá só 15% pratica esportes", reclama.

Na tréplica, Lúdio diz que há muitos voluntários que organizam "escolinhas" e promete incentivar essas atividades, incluindo a garantia de recursos. "Retomar o Bom de Bola, Bom de Escola", promete.

13h02 - O petista promete abrir um diálogo com os trabalhadores e abrir as portas do Pronto Socorro de Cuiabá. "Quais são as suas propostas para o atendimento à Saúde nas comunidades", pergunta. Mauro responde que irá garantir a atenção básica da saúde. Promete também criar atendimentos móveis para as comunidades mais carentes e isoladas. "A atenção básica é a grande rede, com ela podemos atender cerca de 90% das pessoas", diz.. Para Mauro, o maior problema da Saúde é a falta de médicos. "Não dá pra aceitar um médico que vai no postinho e fica uma hora, quarenta minutos", critica.

Na réplica, Lúdio diz que dois terços da população não são atendidas da maneira correta. O petista promete priorizar o programa saúde na escola, com exames feitos já na matricula nas escolas municipais. Mauro Mendes completa afirmando o prefeito pode fazer mais com o mesmo recurso.

12h57 - Começa o quarto bloco e Lúdio pergunta a Mauro Mendes.

12h55 - Termina o terceiro bloco.

12h54 - Mauro pergunta para Lúdio o que o adversário “pensa sobre criar oportunidades” para os jovens. O petista promete trazer para Cuiabá estações da juventude para dar aos jovens orientação profissional e acesso à internet sendo monitorados por profissionais qualificados. O petista também promete um programa de qualificação e estágio monitorados no funcionalismo público municipal. “Iremos fortalecer o Cuiabá Vest”, promete.

Na réplica, Mauro Mendes declara que o prefeito pode atrair novas indústrias e incentivar pequenas empresas para gerar empregos. “A prefeitura não pode ser tão burocrática”, diz. Mauro ainda promete isentar o pagamento de alvará para empresas que estiverem começando.

Lúdio promete revitalizar as quadras das escolas e ocupar as praças públicas para atividades de lazer e fazer um calendário municipal de esporte.

12h49 - Lúdio Cabral começa perguntando sobre o uso de drogas e promete implantar uma política de combate às drogas.  "Quais são as suas propostas no combate às drogas.

Mendes diz que concorda com Lúdio e promete investir pesado na prevenção para que os jovens tenham absoluta consciência do problema. "Temos que recuperar os jovens que estão envolvidos com isso", diz. Mauro defende uma parceria com as igrejas para resgatar e propõe o resgate dos usuários.
 
Na réplica, Lúdio diz que vai criar casas de acolhimento junto às igrejas que já desenvolvem o trabalho sem o apoio do Estado e cita como exemplo as igrejas. Na tréplica, Mendes defende um tratamento mais sério sobre o tema e diz que conversa com os senadores Pedro Taques (PDT) e Blairo Maggi (PR) sonre a legislação sobre o tráfico.


12h43 - Começa o terceiro bloco e os candidatos perguntam-se.

12h41 - Lúdio é questionado sobre propostas de educação e destaca que irá ampliar o número de creches em Cuiabá e assegura o atendimento de qualidade com alimentação de qualidade para as crianças. Afirma ainda que irá buscar outros espaços públicos da cidade, como museus e centro histórico para melhorar a qualidade da educação no programa ‘mais educação’.

12h38 - Argumentado sobre a proposta de governo para a saúde o postulante afirma que irá trabalhar para resolver o principal problema na capital, que é a falta de médicos para atendimento e a infra-estrutura. Para isso aposta no diálogo com a categoria. “A população não agüenta mais chegar no posto da saúde e onde deveria ter um médico 24 horas não tem”, ressaltou.

12h35 - Começa o segundo bloco e Lúdio começa respondendo sobre Transporte Público. "Tive a felicidade de lutar junto com os estudantes pelo passe livre", relembra. O petista elenca sua atuação na luta pela melhoria no transporte enquanto vereador e promete fazer uma auditoria na tarifa do transporte coletivo e abrir uma nova licitação. 

12h33 - Termina o primeiro bloco.

12h32 - Questionado pelo mediador sobre a segurança, Mauro defende que esse não é um problema só do governo do estado e promete criar uma secretaria de apoio. Promete também criar uma polícia municipal, em contraposição à guarda municipal.

12h29 - Lúdio diz que foi vitorioso no primeiro turno e diz que seu projeto é o da verdadeira mudança. Questionado sobre o saneamento, promete remunicipalizar o serviço, acelerando a melhora do serviço. “Junto com o saneamento vamos ter as condições de asfaltar as ruas”, diz.

12h24 - Mauro Mendes é perguntado sobre propostas para a habitação. Diz também que tem propostas claras, como fazer 15 mil casas em parceria com o Governo Federal. "Hoje devemos ter aproximadamente 7 mil famílias em vulnerabilidade social sem moradia digna", reclama.

12h22 - Começa o debate.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet