Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Cidades

De novo

Problema na Eletronorte deixa 20 municípios sem energia elétrica

Foto: Reprodução/ilustração

Problema na Eletronorte deixa 20 municípios sem energia elétrica
Alguns pontos de Cuiabá e outros 19 municípios de Mato Grosso ficaram sem energia elétrica na tarde desta quinta-feira (25) e a Rede Cemat alega que problema foi causado por uma unidade de transmissão, que é de responsabilidade da Eletronorte Mato Grosso.


Esta é a segunda queda de energia repentina de grande proporção na cidade em apenas três dias. Na última segunda-feira (22), 23 bairros da capital mato-grossense ficaram sem o fornecimento. Na ocasião, a concessionária informou que o problema havia sido causado devido a um 'ato de vandalismo'.

 Subestação da Cemat apresenta falhas e 23 bairros ficam sem energia
 Cemat aponta vandalismo como causa de 'apagão' em 23 bairros

A Cemat, por meio de nota, informa que a interrupção de energia que afetou parte do Estado de Mato Grosso foi causada por uma ocorrência na subestação da Eletronorte no Coxipó, em Cuiabá.

A subestação Coxipó é o ponto de suprimento do Sistema Interligado Nacional (SIN) para a baixada cuiabana e região sudoeste de Mato Grosso. Portanto, o defeito impediu temporariamente que a Cemat recebesse energia para distribuir aos municípios dessas regiões.

A interrupção começou às 15h03 e afetou 25% das unidades consumidoras do Estado. O processo de recomposição das cargas foi coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e executado pela Eletronorte e pela Cemat. A recomposição teve início às 15h21 e terminou às 16h05.

A Eletrobras também por meio de nota assinada por José Martins do Prado, Gerente da Regional de Transmissão de Mato Grosso, declarou que “às 15h03 desta quinta-feira, devido a um curto circuito provocado por uma forte descarga atmosférica, houve o rompimento do cabo de uma das fases do barramento de 138kV da Subestação de Coxipó. A ocorrência provocou o desligamento de três autotransformadores e quatro linhas de 138kV da Rede Cemat, o que resultou na interrupção de aproximadamente 400MW da carga da distribuidora. A normalização da primeira linha ocorreu às 15h20 e a última às 15h59”.

Veja abaixo a lista de municípios atingidos pela interrupção:

Acorizal

Alto Paraguai

Arenápolis

Barão de Melgaço

Barra do Bugres

Cáceres

Cuiabá

Denise

Diamantino

Jangada

Nobres

Nossa Senhora do Livramento

Nortelândia

Nova Marilândia

Nova Olímpia

Poconé

Rosário Oeste

Santo Afonso

Santo Antônio de Leverger

Várzea Grande



A Cemat lamentou o ocorrido e pede a compreensão da população.

Mais informações em instantes. Atualizada às 17h48
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet