Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Educação

Acadêmicos da UNIC participam da Ação Global

Os acadêmicos das Faculdades de Fisioterapia, Direito e Arquitetura da UNIC, participaram da ‘Ação Global’ que aconteceu no último sábado (30), das 8h às 17h, na Praça Ana Martinha e o Centro de Atenção à Criança – CAIC, no bairro Pedra 90.


Com o tema ‘Um Brasil de Cidadania', a Ação Global teve o objetivo de promover a redução das desigualdades sociais e disseminar a responsabilidade social corporativa, em um mutirão de serviços essenciais, integrados e gratuitos, promovidos por voluntários que participaram em várias áreas de atuação: educação, saúde, lazer e cidadania.

A Faculdade de Arquitetura participou do evento, com dois professores e 14 estagiárias, com exposições de painéis didáticos, maquetes, que são desenvolvidos no Laboratório de Habitação e Urbanismo.

Segundo o coordenador do Laboratório de Habitação e Urbanismo, João Mário, o conteúdo dos projetos do laboratório são dicas de intervenções que possam melhorar o conforto térmico das residências, pré-cadastramento de pessoas interessadas na elaboração de construção ou reforma de residência até 60m² para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Além disto, as estagiárias da Arquitetura proporcionaram as crianças uma atividade com desenhos com o tema: ‘Casa’, enquanto os pais eram atendidos.

O coordenador, José Patrocínio, do Núcleo de Práticas Jurídicas – UNIJURIS, da Faculdade de Direito, informou que 15 estagiários participaram das atividades, atendendo 200 pessoas com orientações nas diversas áreas jurídicas.

“Os programas de trabalhos voluntários permitem que os acadêmicos entendam melhor os problemas das pessoas carentes, adquiram uma consciência social maior e, o mais importante, contribua para ajudar pessoas com necessidades. É aula prática de cidadania. Ao doar seu tempo para ajudar o próximo, os acadêmicos conhecem as dificuldades sociais e a vida sociocultural”, afirmou.

A professora das disciplinas de Saúde Coletiva e Fisioterapia na Atenção Primária, Maria Amélia Gonçalves, da Faculdade de Fisioterapia, destacou que os estagiários atenderam 1.200 pessoas com orientações sobre a Tuberculose, em relação aos primeiros sintomas, sobre o tratamento e também atenderam 10 pessoas com suspeitas de Hanseníase, e dentre estas 10 pessoas houve um caso positivo.

“Encaminhamos o caso positivo de Hanseníase para o Programa da Saúde da Família - PSF, para fazer o devido tratamento, pois muitas pessoas pensam que não tem cura e nem tratamento. A UNIC já presta serviços à comunidade no dia-a-dia por meio de ações continuadas de prevenção e orientação no tratamento da fase inicial das doenças, bem como na recuperação das seqüelas que elas possam deixar”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet