Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Francisco Galindo diz que foi preciso austeridade e coragem para administrar Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, teve uma longa conversa com a população cuiabana, nesta terça-feira (04/12), através da Rádio CBN, durante o programa CBN Cuiabá apresentado por Adilson Gonçalves. Além das perguntas do apresentador, Galindo respondeu a inúmeros questionamentos feitos pelos ouvintes, que ligaram para a emissora durante a uma hora que dura o programa.


A população da capital quis saber sobre os mais variados assuntos, como o Poeira Zero, a atuação da CAB (empresa concessionária dos serviços de saneamento), transporte coletivo, coleta de lixo e até mesmo política.

Galindo não fugiu dos questionamentos, feitos inclusive por moradores de Várzea Grande. Um morador da cidade vizinha quis saber como foi possível ao prefeito colocar em execução inúmeros projetos e programas, quando muitos administradores públicos dizem que isto não é possível devido a falta de recursos.

O prefeito de Cuiabá explicou que é preciso austeridade e coragem na administração pública. Coragem para tomar medidas consideradas impopulares, mas necessárias, como a revisão dos valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e corte de custos, serviços e até demissões se for preciso. “É preciso cortar despesas e aumentar a receita”.

Poeira Zero

Moradores do Parque Atalaia, por exemplo, reclamaram da demora na execução do programa Poeira Zero. O prefeito explicou que o programa não prevê apenas a pavimentação das ruas, mas todo o serviço de canalização e drenagem de águas pluviais, e devido a demografia da cidade em alguns bairros este serviço é mais difícil e demorado, por isto a demora em finalizar o Poeira Zero em alguns bairros.

Galindo explicou ainda, que em algumas regiões foi necessário trocar a empresa responsável pelas obras por causa da ineficiência na execução dos serviços. “Mas, está troca é um processo burocrático e demorado, é preciso notificar a empresa três vezes antes de romper o contrato e chamar uma nova construtora. Tudo isto gera atraso nas obras do Poeira Zero em alguns locais. Mas, temos coragem de romper o contrato ao invés de aceitar uma empresa que não faz o serviço correto”, explicou o prefeito.

Coleta de lixo

Sobre a coleta de lixo na capital, Galindo explicou que o contrato com a Delta terminou e que a prefeitura acaba de assinar contrato com uma nova empresa para realizar o serviço, a Ecopav que já começou a trabalhar. A previsão é que no prazo de uma semana há 10 dias a coleta de lixo seja regularizada em Cuiabá. São 28 caminhões trabalhando com roteiro definido. Os caminhões são equipados com GPS para que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fiscalize a correta execução do roteiro de coleta.

Transporte

A frota do transporte coletivo de Cuiabá foi renovada em 40% durante sua gestão, explicou o prefeito. As empresas que fazem o transporte adquiriram ônibus novos, equipados para transportar cadeirantes e com ar condicionado. “Estamos também disciplinando a atuação dos microônibus, para dar mais agilidade e eficiência ao sistema”, contou Francisco Galindo.

Saneamento

Sobre a atuação da CAB (concessionária dos serviços de saneamento na capital), o prefeito disse que é preciso ter um pouco mais de paciência com a execução dos serviços, isto porque, tem apenas seis meses que a CAB assumiu os trabalhos. “Não tem como resolver em seis meses os problemas que se arrastam há 40 anos”. Galindo explicou que a empresa tem o prazo de três anos para universalizar o fornecimento de água e 10 anos para universalizar os serviços de esgoto. “Mas, se não estiver executando os serviços devidos, a prefeitura tem o poder de rescindir o contrato sem custos ao município. Isto foi feito em Campo Grande em 2005, a empresa vencedora da licitação não cumpriu o contrato, foi dispensada e a segunda colocada na licitação foi chamada e deu certo. Hoje, Campo Grande tem água em todas as torneiras”.

Contas

O futuro prefeito de Cuiabá irá receber a administração com as contas rigorosamente em dia. As únicas contas que ficarão para ser pagas em janeiro serão referentes aos serviços que estão em andamento no mês de dezembro e que vencem no mês seguinte. “Desde que assumi, os salários dos servidores são pagos dentro do mês. O salário de novembro foi pago no último dia 28. O salário de dezembro será pago nos dias 27 ou 28 deste mês, e a segunda parcela do 13º está na conta dos servidores no próximo dia 15. A folha de pagamento é de aproximadamente R$ 30 milhões e o futuro prefeito Mauro Mendes já terá este dinheiro para quitar a folha de janeiro dentro do mês”.

Gestão

Ao final da entrevista, Galindo disse que deixa a prefeitura satisfeito com seu trabalho, deixando vários serviços e obras em execução ou já licitadas. “Pode ter faltado mais atenção e austeridade em algumas áreas, porque tínhamos tantas coisas para fazer, para arrumar que não deu para fazer tudo. Mas, mesmo assim acredito que realizamos muito em nossa administração”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet