Olhar Direto

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

abastecimento

Região fica 5 dias sem receber água e moradores reclamam: 'a conta chega'

Foto: Priscilla Villela/OD

Região fica 5 dias sem receber água e moradores reclamam: 'a conta chega'
A água que antes chegava dia sim dia não nas casas dos moradores da região do bairro 8 de março, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, a ao menos cinco dias deixou de pingar nas torneiras. Centenas de residentes reclamam que estão sem o item até mesmo para cozinhar e limpar as propriedades.


Alguns residentes da área confirmam que nem mesmo pingos de água caem nas bacias amparadas dos jardins. Pelas manhãs, apenas é possível ouvir um fio do líquido escorrer pelas caixas, mas conforme Conceição Aparecida Brandão relatou moradora da área relatou a reportagem, insuficiente até mesmo para encher a sua caixa de 500 litros.

Moradores de Suiá Missú fazem ‘caçada’ a policiais; fazendeiros dizem que foi à revelia
Fundo compra 200 milhões de ações e fica com 5.74% da Vanguarda Agro

“A conta chega toda vez, não completa trinta dias e ela já chega. Mais a água não chega aqui nas casas desde sexta-feira. Não dá pra limpar, lavar roupa, nada. Estou tendo que cozinhar com água mineral”, reitera.

Esse problema ela explica, nunca aconteceu anteriormente em sua casa em específico, porém, ultimamente, se dá sem nem mesmo haver uma explicação dos órgãos responsáveis para o problema. Ela já teria ido ao Departamento de Água e Esgoto (Dae), mas lá recebeu apenas um número para reclamar, e que nunca é atendido.

O Olhar Direto foi até o Dae para saber qual a razão na interrupção do abastecimento, e o gerente de manutenção, Moya, explicou que na verdade, devido ao maior período da seca deste ano, os poços não conseguem ter água suficiente para dar pressão na central geral da região, de modo a seguir para as casas.

Somado a isso, o vandalismo de algumas pessoas que cortam os fios de cobre dos poços, causam maior problema ainda ao caso, já que a burocracia para substituição de equipamento é enorme e até que seja resolvida, a população fica a ver navios. Entretanto, aos poucos, e devagar, o serviço volta a ser normalizado.

Lixo nas ruas

Conceição conta que além da falta de água, os lixos também deixaram de ser recolhidos das portas das casas. É somente passar em frente as residências para ver o amontoado de sacolas já fétidas e com lixos apodrecidos. Em alguns casos, moradores se cansam do descaso e jogam os entulhos em frente a terrenos vazios.

Enquanto ia conferir a problemática da região, o Olhar Direto conferiu que somente ao final da tarde desta quarta-feira (12) os caminhões de lixo estavam passando para fazer o recolhimento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet