Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Política MT

mesa complicada

Voto de Onofre Jr. será fiel da balança na sucessão na Câmara de Cuiabá

30 Dez 2012 - 14:00

Da Editoria - Marcos Coutinho/ Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Olhar Direto

Voto de Onofre Jr. será fiel da balança na sucessão na Câmara de Cuiabá
O voto do vereador eleito para o primeiro mandato Onofre Junior (PSB) será o fiel da balança na já complicada e desgastante sucessão na Câmara Municipal de Cuiabá. Recluso e 'fora da capital' há mais de cinco dias, Onofre discorda da resolução baixada pela cúpula socialista na capital e deixou a mesa de negociação com o prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes, também do PSB.


A reportagem do Olhar Direto apurou que o atual presidente da Câmara Municipal, Júlio Pinheiro (PTB), tem o apoio de 11 vereadores. Ou seja: o grupo teria 12 votos consolidados. João Emanuel, vereador eleito pelo PSD, também conta com o apoio incondicional de 11 'companheiros'. Em resumo, seu grupo político também tem 12 votos certos. Detalhe: tanto João Emanuel quanto Júlio Pinheiro tentam cabalar o voto de Onofre Júnior.

Nos bastidores do processo sucessório, segundo interlocutores do futuro parlamentar socialista, a tendência é que ele vote com João Emanuel, que conta com o apoio político do deputado estadual José Riva (PSD), presidente da Assembléia Legislativa. Riva é sogro de João Emanuel e passou a atuar forte nos bastidores. E, para desespero de Mendes, o parlamentar não entra num jogo para perder, sobretudo quando se trata de sucessão de mesa diretora.

Com rara habilidade política e doses de esperteza e sagacidade, Riva vem se mantendo no poder (leia-se na mesa diretora da AL) desde meados da década de 90, quando também foi o fiel da balança num processo sucessório em que impôs o primeiro revés político para o então recém-eleito governador de Mato Grosso, Dante Martins de Oliveira.

Desde então, José Riva vem se mantendo na mesa alternando-se nos cargos de presidente e primeiro-secretário, os dois de maior peso político na mesa diretora. Em suma, o deputado estadual do PSD tem expertise neste tipo de disputa e não está acostumado a perder.

As próximas 48 horas, portanto, passam a ser fulcrais para as pretensões de Mauro Mendes de seus 12 aliados na Câmara Municipal, na atual conjuntura. Mendes não tem experiência política em disputa de mesa diretora e não está conseguindo obter o apoio de Onofre Jr., que já é considerado o principal 'rebelde' da base eleitoral do prefeito eleito.

A resolução baixada pelo PSB municipal para 'enquadrar' os vereadores a votarem no candidato da base, no caso, Júlio Pinheiro, causou revolta em setores do partido, que contestam, inclusive, se caberá penalidade por infidelidade partidária em caso de desobediência.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet