Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Mesa diretora

Faissal cita Pedro Taques para se justificar: "vereador não tem dono"

02 Jan 2013 - 15:31

Priscilla Silva - Especial para o Olhar Direto

Após polêmica votação da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de Cuiabá, que elegeu João Emanuel (PSD) como presidente da mesa, o legislador Faissal Calil (PSB) justificou seu voto contra o representante de seu partido Adilson Levante (PSB) citando uma frase do senador Pedro Taques (PDT): "vereador não tem dono".


A disputa concorrida voto a voto foi marcada por tumulto e acusações de infidelidade partidária. Faissal alega que a mudança da chapa que teve o peessebista como candidato a presidente foi montada de última hora e seu voto a João Emanuel foi dado em respeito a um acordo firmado antes da mudança.

"Já havia firmado compromisso com o grupo dos novos vereadores, e assim, por questões de valores e honra à palavra por mim empenhada anteriormente mantive meu voto consciente de que ele representava os ideais de renovação meus e de todos os cuiabanos".

Tumulto resulta em quebra de porta da Câmara dos Vereadores
Faissal diz não apoiar Onofre e nenhuma candidatura colocada até o momento

Em nota enviada à imprensa o vereador explica que mesmo que faça parte da mesma sigla do prefeito, não deixará de atua com independência.

Leia a integra da nota encaminhada por Faissal.

Nota à imprensa

A partir do final do processo eleitoral, eu, enquanto vereador eleito com 3.592 votos, em conjunto com os demais vereadores eleitos para primeiro mandato demos início as tratativas visando à eleição da Mesa Diretora da Câmara em busca de honrar o compromisso de renovação assumido com a população que nos elegeu.

Como fruto de tais tratativas surgiram duas candidaturas no grupo dos novatos: a primeira encabeçada por meu colega de partido, Onofre Júnior, e outra, encabeçada por João Emanuel (PSD). Paralelamente a estes dois, surgiu a tentativa de reeleição do vereador Júlio Pinheiro (PTB).

Assim, após consultar a minha base, a qual rechaçou o continuísmo e, em fidelidade a toda população cuiabana e a meu partido, começamos a discutir a candidatura de Onofre Junior à presidência visando estabelecer uma base de apoio forte ao prefeito eleito, mesmo considerando a ciência de que Legislativo e Executivo devem ser independentes, porém também ciente de que a harmonia é fundamental.

Infelizmente a chapa encabeçada por meu correligionário Onofre Junior não obteve as condições necessárias para viabilizar seu sucesso.

A disputa então ficou polarizada entre João Emanuel e Júlio Pinheiro. Então consultei a minha base novamente sobre qual projeto apoiar, e praticamente todos preferiam o social democrata ao petebista.

Diante disso, comuniquei a João Emanuel a intenção de votar na chapa encabeçada por ele, e que tinha meu companheiro de partido, Onofre Júnior, como membro da Mesa Diretora.

Nesta terça-feira (1), minutos antes da eleição da Mesa Diretora, tomei conhecimento de que a chapa encabeçada por Júlio Pinheiro se desfez e que outra havia sido composta, agora sob a presidência de meu também companheiro de partido, Adilson Levante.

Porém, já havia firmado compromisso com o grupo dos novos vereadores, e assim, por questões de valores e honra à palavra por mim empenhada anteriormente mantive meu voto consciente de que ele representava os ideais de renovação meus e de todos os cuiabanos.

De agora em diante, com a Mesa Diretora renovada, nosso compromisso com a probidade, a fidelidade e a transparência é reafirmado e tenho certeza de que tanto eu como todos os demais vereadores não mediremos esforços para apoiar os projetos da Prefeitura que tenham como objeto a melhoria das condições de vida em nossa capital.

Desde já, reafirmo que integrar à mesma sigla que o prefeito, não irá de forma alguma afetar a minha independência no exercício do meu mandato, e o meu dever constitucional de fiscalizar tanto a Câmara Municipal, quanto o Executivo, e de propor e avaliar projetos de lei do interesse da população. Administração da Câmara Municipal a Prefeitura Municipal de Cuiabá e o Governo do Estado de Mato Grosso devem ser tratados respeitadas as suas peculiaridades.

Como disse o senador Pedro Taques (PDT) em discurso de posse do prefeito Mauro Mendes, “vereador não tem dono”. Portanto, tenho sim compromisso não só com quem me elegeu, mas com toda a população.

Tenho também a certeza de que, superadas as adversidades, trabalharemos juntos em prol de todos, reafirmando sempre o compromisso com o projeto Mato Grosso Muito Mais.

Fico com a consciência tranqüila, pois não traí meus ideais, não traí os meus princípios e não falhei com as propostas que legitimamente me conduziram à Câmara Municipal de Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet