Olhar Direto

Quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Valtenir apoia Júlio Delgado mesmo sem aval da direção nacional do PSB

Foto: Reprodução

Campos e Pereira

Campos e Pereira

Presidente do PSB em Mato Grosso, o deputado federal Valtenir Pereira declarou que vai votar no deputado Júlio Delgado (PSB-MG) na eleição da nova mesa diretora da Câmara dos Deputados, evento marcado para o próximo dia 4. No entanto, Pereira, em primeira entrevista por telefone, evitou comentar a falta de apoio da direção nacional do partido à candidatura do mineiro a presidente da Casa.


Único tucano de MT na Câmara, Leitão concorda com partido e apoia Henrique Alves

O governador pernambucano Eduardo Campos, que preside o PSB em nível nacional, não teria pretensão de criar marolas com o governo federal, que apoia a candidatura do peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN). 

Eduardo Campos também não estaria disposto a apoiar Delgado porque, em 2011, Alves trabalhou informalmente em favor de Ana Arraes (mãe de Campos) para o posto de ministra do Tribunal de Contas da União (TCU). 

“Assim como a direção nacional do PSB se manteve neutra em relação à indicação da Ana Arraes (ex-deputada), cuja candidatura (ao TCU) nasceu no seio da bancada do partido na Câmara, a direção nacional também não quis se envolver com a questão da candidatura à presidência (da Câmara), referendada pela bancada da sigla”, disse Pereira, em segunda entrevista ao Olhar Direto sobre o tema. 

Valtenir diz que vai continuar ajudando Cuiabá mesmo sem nomeação de irmão

“Ele (Delgado) é meu companheiro, meu amigo. Temos uma ótima relação. Ele tem me ajudado a resolver muitas questões na Câmara. Ele é qualificado”, disse Pereira, citando que Delgado, se eleito, trabalhará pela independência do poder Legislativo e atuará para que a liberação de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União passem a ter caráter impositivo.

“Estamos trabalhando (em favor de Delgado). A perspectiva é boa”, complementou Pereira, ao ser questionado sobre a possibilidade de Júlio Delgado vencer a disputa, considerando que Henrique Alves aparece como o favorito.

"Muitos parlamentares estão insatisfeitos com a relação com o Executivo e a candidatura de Alves é vista como 'chapa branca' (pelos parlamentares). Júlio pode assegurar maior independência entre os poderes", concluiu Pereira. O deputado mato-grossense disse ter votado no atual presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), eleito em fevereiro de 2011. Nessas eleições, o voto é secreto.


Atualizada às 19h45.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet