Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

herança galindo

Ministério da Saúde vai a Prefeitura fiscalizar aplicação de verba em UTIs que não saem do papel

Foto: Reprodução

UTIs previstas para Hospital do Câncer na gestão Galindo continuam no papel

UTIs previstas para Hospital do Câncer na gestão Galindo continuam no papel

Representantes do Ministério da Saúde visitaram a Prefeitura Cuiabá fim de fiscalizar o investimento de verbas federais repassadas ao município para a implantação de novos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) pediátricas no Hospital do Câncer. A instalação das UTIs permanece no papel apesar de os repasses estarem na conta da administração municipal desde 2012.


A coordenadora geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Ana Paula Cavalcante, passou cerca de duas horas reunida com o prefeito Mauro Mendes (PSB), o secretário municipal de Saúde, Kamil Fares (PDT), e com o senador Pedro Taques (PDT), ao fim da tarde de terça-feira (15). A verba em questão, enviada pela União ainda em 2012, durante a gestão do então prefeito Chico Galindo (PTB), foi repassada parcialmente ao Hospital do Câncer a fim de se realizar a compra de equipamentos. O restante do dinheiro continua com a administração municipal.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o Hospital do Câncer consta como filantropo, o que impede o repasse do total da verba. O total dos recursos deve ser liberado pela atual gestão da Prefeitura e Secretaria de Saúde tão logo o hospital mude a condição institucional. O secretário Kamil Fares (PDT) elogiou a postura do Ministério da Saúde em relação à fiscalização e garantiu que a Prefeitura de Cuiabá ira cooperar em todos os sentidos. “Eles são muito eficazes na fiscalização de como a verba precisa ser aplicada”, elogiou.

Mauro e TCE selam dispositivo para acelerar recontratação de demitidos

A reunião também serviu para estreitar os laços entre o MS e a nova gestão da capital de Mato Grosso para futuras parcerias. Michele Donatoni dos Santos, apoiadora da Atenção às Redes de Saúde em Mato Grosso, representante dos interesses do estado dentro do Ministério da Saúde, também presente a reunião, teria ficado feliz com a predisposição da gestão liderada por Mauro Mendes em investir neste setor.

O senador Pedro Taques ainda aproveitou o encontro para articular a liberação de uma emenda de R$ 24 milhões, destinada à construção do novo Pronto Socorro de Cuiabá, em que ele trabalha conjuntamente ao deputado federal Homero Pereira (PSD). "Essa foi uma promessa de campanha do Mauro e entendemos que é algo muito importante para a cidade. Estamos trabalhando para conseguir essa liberação", disse.

A equipe representante do Ministério da Saúde deve continuar a fiscalização de como as verbas federais destinadas à Saúde tem sido aplicadas em Cuiabá. Nesta quarta-feira (16) ela visita a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet