Olhar Direto

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Carlos Brito

Mendes contempla partido de José Riva e dá secretaria a ex-adversário

Foto: Olhar Direto

Mendes contempla partido de José Riva e dá secretaria a ex-adversário
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), escolheu o ex-adversário na disputa pela Prefeitura de Cuiabá Carlos Brito (PSD) para lotar a Secretaria de Esportes da capital. Com isso, Mendes “contempla” em seu staff o partido do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel (PSD), e do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva (PSD).


Vereadores prometem impor nova derrota a Mauro Mendes caso tente fundir Turismo e Cultura

Além de ex-adversário direto na disputa por Cuiabá, Brito também era homem forte na administração Chico Galindo (PTB), passou pela Secretaria de Comunicação e chegou a ter carta branca para interferir em todas as pastas. Proveniente do movimento comunitário, o peessedista já foi vereador, presidente da Câmara, deputado estadual, secretário de estado e diretor da extinta Agecopa.

Brito chega para assumir a vaga que era preenchida por João Bosco Cruz na gestão do último prefeito Chico Galindo. Cogitava-se que o novo secretário da pasta seria Pedro Sinohara, presidente da Federação de Karatê de Mato Grosso, indicado pelo senador Pedro Taques (PDT).

Campanha sem embates

Apesar de serem adversários diretos na disputa por Cuiabá, Brito e Mendes não chegaram a protagonizar um embate direto. Apesar de Mendes ser o líder desde o início da disputa (com oscilações apenas na reta final), segundo revelavam as pesquisas de intenção de votos, Brito virou sua artilharia contra Lúdio Cabral (PT), quando o petista iniciava uma ascensão nos levantamentos.

Lúdio diz que Mauro e Brito agem de forma orquestrada para fazer ataque

Os ataques de Brito contra Lúdio fizeram com que na campanha o petista chegasse a acusar os candidatos do PSD e do PSB de terem feito uma ‘aliança’ nos bastidores para prejudicá-lo. Mendes, por sua vez, acusava Lúdio de ter se aliado a Adolfo Grassi (PPL) para prejudicá-lo.

Briga com alto clero

Se por um lado os candidatos dos PSB e do PSD não chegaram a trocar farpas diretas, o mesmo não aconteceu com a maior liderança do partido de Brito, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Geraldo Riva (PSD).

"Tive em 2008 apoio dele (Riva) e por isso perdi a eleição", avalia Mauro

Após todos os ataques proferidos pro Brito contra a campanha de Lúdio, o peessedista teve de assistir seu partido trabalhar pela candidatura petista no segundo turno após decisão unânime do diretório municipal. Neste momento, Riva também passou a ser usado como figura negativa por Mendes para trazer desgaste à candidatura de Lúdio Cabral.

Oposição na Câmara

Apesar da derrota na disputa pela Prefeitura, o PSD conseguiu fazer a maior bancada na Câmara, elegeu o candidato mais votado e fez o presidente da Câmara, vereador João Emanuel, que contou com votos de vereadores do PSB e vem desenvolvendo um trabalho de oposição no Legislativo, antes mesmo de as sessões começarem.

João Emanuel é eleito presidente da Câmara e prefeito terá oposição
Mendes tira Pinheiro da presidência para conseguir votos de ‘rebeldes’

O primeiro embate aconteceu quando a Prefeitura tentava aumentar em 25% a alíquota predial do IPTU. O projeto foi mandado oficialmente pelo então prefeito Chico Galindo (PTB), mas contava com a conivência de Mendes que estava em período de transição. A alteração na lei foi aprovada em sessão extraordinária da última legislatura, mas a atual mesa encontrou inconstitucionalidades no tramite legislativo e Mendes recuou do aumento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet