O panorama das obras da mobilidade urbana em Cuiabá para a Copa 2014 aponta uma retomada extraordinária das obras, apesar do período chuvoso. É possível ver notável evolução em vários canteiros, como na rotatória do Tijucal, onde já aparecem concretadas algumas colunas de sustentação da plataforma e na trincheira Mário Andreazza que ultrapassou 60% da conclusão e já está na fase de cobertura.
Veja panorama abaixo.
Arena Pantanal
Foto: Darwin Júnior/ Copa do Pantanal
• Construção: Consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior
• Custo: R$ 518,9 milhões
• O que é: Arena Multiuso com a finalidade principal de sediar quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, receber jogos do Campeonato Estadual, amistosos, shows e outros eventos
• Onde: Bairro Verdão ao lado do ginásio Aecim Tocantins
• Como está: fase de instalação das estruturas metálicas
• Prazo: junho de 2013
• Status: 58% concluida .
Ampliação do Aeroporto Marechal Rondon
Foto:Darwin Júnior/ Copa do Pantanal
• Construção: Consórcio Marechal Rondon
• Custo: R$ 77.289.283,09 milhões
• O que é: Terminal de transporte aéreo para aeronaves de pequeno, médio e grande porte
• Onde: início da avenida Ipase, em Várzea Grande
• Como está: etapa de trabalho com solo
• Prazo: 31 de dezembro de 2013
VLT
Foto: Darwin Júnior/ Copa do Pantanal
• Construção: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande
• Custo: R$ 1,47 bilhão
• O que é: Veículo Leve sobre Trilhos (metrô de superfície) que servirá de modal do transporte coletivo para Cuiabá e Várzea Grande
• Onde: Cuiabá e Várzea Grande com ligação em dois ramais, sendo CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro com 33 estações
• Como está: fase de fundações e erguimento de colunas nas trincheiras
• Prazo: 03/2014
• Status: 22% concluida
Rotatória do Zero Km (VLT)
Foto: Darwin Júnior/ Copa do Pantanal
• Construção: Consórcio VLT Cuiabá
• O que é: trincheira para cruzamento e contorno de veículos e passagem do VLT
• Onde: bairro Zero Km em Várzea Grande, nas proximidades da cabeceira do aeroporto Marechal Rondon
• Como está: em fase de escavações e concretagem
• Prazo: 08/2013
Viaduto da Sefaz (VLT)
Foto: Darwin Júnior/ Copa do Pantanal
• Construção: Consórcio VLT Cuiabá
• O que é: viaduto em forma de ferradura para contorno de veículos
• Onde: defronte à Sefaz, nas proximidades do shopping Pantanal
• Como está: obras na fase de remoção de terra e escavações
• Prazo: 10/2013
Viaduto Rodoferroviário da MT-040 (VLT)
Foto: Darwin Júnior/ Copa do Pantanal
• Construção: VLT Cuiabá
• O que é: viaduto para passagens de VLT e veículos
• Onde: rotatória de início da MT-040, que liga ao Parque Cuiabá
• Como está: obras na fase de remoção de terra
• Prazo :10/2013
Viaduto da UFMT (VLT)
Foto: Darwin Júnior/ Copa do Pantanal
• Construção: VLT Cuiabá
• O que é: viaduto para passagem do VLT e veículos
• Onde: Trecho entre o shopping Três Américas e Universidade Federal de Mato Grosso
• Como está: obras na fase de concretagem e preparação de colunas de sustentação
• Prazo: 10/2013
Nova ponte sobre o Rio Coxipó
• Construção: VLT Cuiabá
• O que é: Ponte rodoferroviária para passagem de veículos e VLT
• Onde: avenida Fernando Correa da Costa sobre o Rio Coxipó
• Como está: aguardando fim de processo licitatório
• Prazo :10/10/2013
Trincheira do Verdão
Foto: Darwin Júnior/ Copa do Pantanal
• Construção: Ster Engenharia
• Custo: R$ 19.968.950,54
• O que é: via de cruzamento semi-subterrâneo
• Onde: avenida Miguel Sutil nas imediações do Corpo de Bombeiros (Verdão)
• Como está: em fase de escavações e concretagem de paredes
• Prazo: 09/2013
• Status: 35% concluida
Trincheira Santa Rosa
Foto: Darwin Júnior/ Copa do Pantanal
• Construção: Ster Engenharia
• Custo: R$ 23.374.107,80
• O que é: via de cruzamento semi-subterrâneo
• Onde: avenida Miguel Sutil no trevo do bairro Santa Rosa nas proximidades do Goiabeiras Shopping
• Como está: obra em fase de concretagem de paredes
• Prazo: 09/2013
• Status: 25% concluida
Viaduto do Despraiado
Foto: Darwin Júnior/ Copa do Pantanal
• Construção: Consórcio Atracon
• Custo: R$ 18.974.928,43
• O que é: passagem elevada de veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil nas proximidades do Parque Mãe Bonifácia
• Como está: em fase de instalação das vigas e sustentação da superestrutura
• Prazo: 05/2013
• Status: 50% concluida
Trincheira Jurumirim
• Construção: Consórcio Sobelltar-Secopa
• Custo: R$ 39.345.540,47
• O que é: passagem semi-subterrânea e elevada para veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil na entrada da avenida Jurumirim
• Como está: concretagem de paredes
• Prazo: 11/2013
• Status: 30% concluida
Complexo viário do Tijucal
• Construção: Consórcio EEF
• Custo: R$ 30.141.135,72
• O que é: rotatória para acesso de veículos com plataformas de níveis inferior e superior
• Onde: Trevo do Tijucal, nas proximidades do mercado Atacadão
• Como está: em fase de concretagem de tubulões que sustentarão a plataforma
• Prazo: 12/2013
• Status: 18% concluida
Trincheira Mário Andreazza
• Construção: Ster Engenharia
• Custo: R$ 30.141.135,72
• O que é: passagem de nível subterrâneo para contorno rápido de veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil no encontro com a rodovia Mário Andreazza
• Como está: concretagem de muros laterais
• Prazo :03/2013
• Status:60%
Viaduto Dom Orlando Chaves
• Construção: Sanches Tripoloni
• Custo: 16.723.705,93
• O que é: passagem elevada de veículos
• Onde: avenida da FEB no trecho de fim da avenida Miguel Sutil
• Como está: obras na fase de fundação
• Prazo :09/2013
• Status: 2% concluida
Duplicação da estrada da Guarita
• Construção: Agrimat Engenharia
• Custo: R$ 29.220.521,04
• O que é: via que interliga Cuiabá ao centro de Várzea Grande
• Onde: entre a rodovia Mário Andreazza e início da ‘Curva da Morte’, em Várzea Grande
• Como está: fase de terraplenagem e compactação de solo
• Prazo: 10/2013
• Status: 25% concluida
Duplicação da rodovia Mário Andreazza
• Construção: Agrimat Engenharia
• O que é: nova via para facilitar o acesso entre Cuiabá e Várzea Grande
• Onde: entre a avenida Miguel Sutil, em Cuiabá e Trevo do Lagarto, em Várzea Grande
• Como está: fase de terraplenagem e compactação de solo
• Prazo: 11/2013
• Status: 25%
OUTRAS INTERVENÇÕES
Duplicação da Avenida Juliano Costa Marques
• Construção: Engeglobal
• Custo: R$ 2.436.589,99
• Prazo: 02/2013
• Status: 98%
Ponte sobre o Córrego Gumitá
• Construção: Base Dupla
• Custo: R$ 863.639,96
• Status: 100%
Pavimentação da Av. Camboriú/Cabeceiras
• Construção: Nhambiquaras
• Custo: R$ 2.083.859,58
• Prazo: 02/2013
• Status: 98%
Pavimentação da Avenida Itaparica
• Construção: Dínamo Construtora
• Custo: R$ 1.674.419,63
• Prazo: 05/2013
• Status 17%
Prolongamento da Avenida dos Eucaliptos
• Construção: Base Dupla
• Custo: R$ 1.727.813,99
• Prazo: 02/2013
• Status: 90%
Ponte sobre o Rio Coxipó (Rua dos Eucaliptos)
• Construção: CIBE
• Custo R$ 3.994.333,33
• Prazo: 02/2013
• Status: 95%
Ligação das avenidas Antônio Dorilêo e Beira Rio
• Construção:Três Irmãos
• Custo: R$ 7.884.001
• Prazo: 05/2013
• Status: 25%
Ponte sobre o Rio Coxipó (Av. Ant. Dorilêo)
• Construção: Atrativa Engenharia
• Custo: R$ 5.156.718,23
• Prazo: 05/2013 Status: 94%
Ponte sobre o Rio Pari
• Construção: Atrativa Engenharia
• Custo: R$ 2.911.105,65
• Prazo: 02/2013
• Status: 90%
Pavimentação de ruas/entorno da Arena Pantanal
• Construção: Três IrmãoS
• Custo: R$ 2.684.349
• Prazo: 05/2013
• Status: 12%
Restauração de ruas no entorno da Arena Pantanal
• Construção: Três Irmãos Eng.
• Custo: R$ 10.168.145,03
• Prazo: 07/2013
Construção da Avenida Parque Barbado
• Trechos 1 e 2: Projeto está em elaboração
Fan Park
• Previsão de entrega para agosto de 2013
Duplicação da Estrada do Moinho
• Construção: Consórcio Trimec
• Status: aguardando ordem de serviço
OBRAS DA COPA QUE FORAM ABORTADAS
1. COT do Dutrinha
2. COT do Morada do Ouro
3. Teleférico de Chapada dos Guimarães
4. Complexo do Porto