Olhar Direto

Sábado, 28 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

Mais um embate com mendes

João Emanuel estuda meios de barrar majoração do IPTU

Foto: Montagem OD

João Emanuel estuda meios de barrar majoração do IPTU
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador João Emanuel (PSD), disse que na quinta-feira (14), já na primeira sessão legislativa da semana após o feriado do carnaval irá solicitar uma reunião com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Paulo Gasparoto, para que ele detalhe à mesa diretora suas recentes declarações de que a Prefeitura de Cuiabá estaria se utilizando de outros artifícios para aumentar Imposto Predial e Territorial e Urbano (IPTU) em até 18%, depois da derrubada do aumento de 25% pela Câmara.


Presidente da CDL vê ‘artifício’ da prefeitura para aumentar IPTU
Parecer da Procuradoria Geral leva Mauro Mendes a desistir de aumento do IPTU em 2013

“Li essa matéria no Olhar Direto e fiquei muito preocupado. Queremos entender melhor sobre o que o Paulo se refere. Se houve realmente essa majoração, vamos estudar algum tipo de medida judicial para barra-la. Isso não é legal. Investimos todo um esforço para impedir o aumento de 25% e por meio de subterfúgios a Prefeitura aumenta o imposto em 18%, caso isso fique comprovado vamos tomar providências”, disse.

Em declarações recentes Gasparoto disse que a Prefeitura de Cuiabá está usando de outros artifícios para aumentar o imposto sobre o contribuinte. Ele sustenta que os cuiabanos irão pagar cerca de 18% a mais de imposto.

Pelos cálculos de Paulo apesar de o aumento de 25% do IPTU ter sido barrado, o executivo municipal diminuiu para 10% o desconto para os que pagarem até 10 de abril e corrigiu o valor da Planta de Valores Genéricos, pelo índice do IPCA, em 5,45%.

“Como a base de cálculo do valor venal dos imóveis é apurado sobre a soma de componentes analisados nesta Planta de Genéricos. Em resumo, foi elevado o valor do IPTU em cerca de 17,95% para todos e em mais de 25% para quem não pagar em parcela única em abril, o que é muito comum, já que muitos precisam parcelar ou têm dificuldade de agregar mais esta conta ao seu orçamento”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet