Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

insatisfação com cúpula nacional

Mirando 2014, Wellington deflagra "operação" para manter Blairo no PR

Foto: Lucas Bólico - OD

Mirando 2014, Wellington deflagra
Para evitar a saída de um possível candidato a governo do Estado em 2014, o deputado federal Wellington Fagundes deflagrou nesta semana uma operação para manter o senador Blairo Maggi no Partido da República (PR). Presidente da sigla em Mato Grosso, Fagundes tem mantido contatos com a cúpula nacional para aparar arestas entre o senador e os demais líderes.


Nesta quarta-feira (27.2) Wellington Fagundes conversou com o líder do PR na Câmara, Anthony Garotinho (PR-RJ), com o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e também com o presidente nacional, senador Alfredo Nascimento (PR-AM), que chegou a vetar o nome de Blairo para assumir um Ministério no governo Dilma Rousseff, o que acirrou ainda mais ânimos dentro do partido.

Mauro confirma que convidou Maggi para ingressar no PSB
Descontente no PR, Blairo anuncia decisão sobre saída semana que vem

“O PR em MT não tem nenhum problema. O Blairo é o nosso candidato a candidato a governador de forma unânime. Conversei com os líderes porque eu quero converser e tentar resolver estas insatisfações. O meu trabalho como presidente do PR é articular o entendimento”, afirmou ao Olhar Direto.

A insatisfação de Maggi com a cúpula nacional foi externada durante a reunião na última segunda-feira (25.2) entre líderes do PR em Mato Grosso. E ficou mais evidente depois da consulta feita por Maggi junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se perderia o mandato se mudasse de partido.

Maggi já afirmou que anunciará decisão sobre saída do PR na próxima semana. O motivo para esperar até lá seria o prazo para o TSE responder se Blairo perderá ou não o mandato caso se deixe o partido pelo qual foi eleito. Em dezembro de 2012 o suplente Cidinho dos Santos, senador em exercício na época, já havia protocolizado uma consulta semelhante, mas não houve resposta pelo fato de o TSE ainda estar muito ocupado com processos no período eleitoral. Agora, Maggi reenviou o pedido de consulta, com exatamente o mesmo teor da primeira.

O motivo que levou Cidinho a fazer a primeira consulta foi o fato de ele e Blairo terem sido informados sobre convenção nacional do partido através da imprensa, tendo sido deixados de fora da discussão do comando do PR, que continuou nas mãos do senador Alfredo Nascimento (AM) e do deputado federal Valdemar da Costa Neto (SP).

Agora, Maggi pode ter reenviado o pedido por um parecer do TSE devido ao fato de a cúpula PR ter vetado o nome dele para ocupar o Ministério da Agricultura ou dos Transportes. Antes do carnaval, o nome do senador republicano era tido como certo em um desses dois ministérios da presidente Dilma Rousseff (PT) para manter o PR na base aliada.

Na opinião do deputado federal, o senador não perderia o mandato caso se confirmasse a troca de partido. Segundo ele, o fato de o senador e os dois suplentes também quererem trocar de legenda é algo novo, sob o qual não há jurisprudência. “Acredito que ele não perderia o mandato. Mas enquanto não sai o resultado da consulta, o PR continuarâ trabalhando para mantê-lo com a gente”, acrescentou.

Blairo Maggi já é assediado por pelo menos dois partidos, o PSB e o PMDB, a fim de aproximar ambos os partidos dos produtores rurais. No caso do Partido Socialista Brasileiro, o senador seria uma peça importante para um projeto político de Eduardo Campos (PSB), possível candidato à Presidência da República em 2014, e já foi convidado pessoalmente tanto por Valtenir Pereira, presidente regional da sigla, quanto pelo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes.

Corrigida e atualizada às 22h41.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet