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Quinta-feira, 04 de julho de 2024

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atrasos em obras federais

"É melhor a gente acreditar", diz Maggi sobre prazos do Dnit em obras

Foto: Reprodução

O senador Blairo Maggi (PR-MT) fez um apelo ao diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, para que a autarquia federal dê atenção especial às rodovias federais que cruzam Mato Grosso. Ainda assim, declarou-se satisfeito com as explicações do diretor-geral da atuarquia a respeito das BRs 364, 163, 158, 242 e 174. Segundo o senador, conforme explicou Fraxe, aparentemente, as obras estão dentro dos prazos.


“A BR 163 até Santarém ficará pronta até 2014. Está decidido o contorno ao redor da reserva indígena na região da BR 158. O Contorno de Cuiabá e Várzea Grande também está decidido. A 174, também está dentro do PAC, duplicação Rondonópolis a Cuiabá está definid. É melhor a gente acreditar, né? Sei que é prioridade do governo estas obras”, afirmou Maggi sobre andamento dos empreendimentos. 

Duplicação da BR 174 e contorno sul só dependem de Silval, lembra Jaime

Apesar das explicações, Maggi cobrou solução definitiva para alguns atrasos em obras e comentou que, com o período das chuvas, escoar a produção ficou ainda mais difícil. “Uma realidade que dificulta o desenvolvimento local, uma vez que o agronegócio brasileiro é a principal atividade da região Centro-Oeste”, alertou.

Dnit vai relançar licitação da 163/364 entre Cuiabá e Serra de São Vicente

De acordo com Fraxe, dos lotes já licitados para duplicação do trecho que liga a BR 163 a 364, apenas um teve problema; no trecho que vai da Serra de São Vicente à Cuiabá. O valor do custo inicial da obra diverge entre os valores estipulados pela empresa concessionária, o TCU e o novo custo, estipulado agora pelo DNIT. Por tratar-se de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), o valor final não pode ser divulgado. O diretor destaca que a obra deve ser colocada em prática em, no máximo, 60 dias.

Fracassa licitação do Dnit para trecho da 163/364 e Dnit reabrirá processo

Na BR 163 há R$ 140 milhões já firmados para a manutenção estruturada da rodovia. No momento, o órgão aguarda a redução das chuvas para iniciar a obra. Para evitar atraso, Fraxe disse ter solicitado às empresas envolvidas no contrato que estejam organizadas até 15 de abril.

O trecho da BR 163 que dá acesso à Miritituba (PA) deve ficar pronto até dezembro deste ano. Já o trecho que liga Cuiabá a Santarém (PA) deve ficar pronto no primeiro semestre de 2014.

A BR 158, atual cenário de conflito da gleba Suiá Missú, ganhará um desvio, para que a rodovia não corte a região demarcada recentemente como reserva indígena. Para finalizar as obras desse trecho, o DNIT irá abrir o processo de contratação via RDC.

A pavimentação da BR-242 também consta no rol de obras inacabadas. Por permitir o transporte no sentido leste-oeste, o senador Jayme Campos lembra que o trecho é de extrema importância para a logística de Mato Grosso, uma vez que a maior parte das rodovias mato-grossenses é no sentido norte-sul do estado.

Dividida pelas competências estadual e federal, a BR-174 consta no programa MT integrado. Fraxe explica que o DNIT só é autorizado, por Lei, a executar obras em rodovias Federais. Os demais trechos devem ficar a cargo do estado. Esse, lembra, é outro fator que em alguns casos acaba por culminar no atraso das obras. (Com informações da assessoria de imprensa do senador Blairo Maggi)
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