Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Projeto De Cara Limpa Contra as Drogas inicia atividades em escola do Bela Vista

O Projeto de Cara Limpa Contra as Drogas, desenvolvido pela Polícia Judiciária Civil (PJC), começou a ser implantado nas escolas da região Norte de Cuiabá. A primeira unidade de ensino a receber o programa foi a Escola Estadual Bela Vista, na região do bairro Planalto, em Cuiabá.


Na noite de terça-feira (16), cerca de 250 alunos, dos Ensinos Fundamental e Médio, assistiram a uma apresentação do Instituto Mandala, composto por aproximadamente 80 crianças e adolescentes, que utilizam latas para a percussão de músicas. O Mandala é um dos parceiros do Programa De Cara Limpa Contra as Drogas, que irá até as escolas levar arte e cultura aos jovens.

O coordenador o Instituto Mandala, Anselmo Parabá, ministrou uma palestra sobre a importância da arte. Ele afirmou que o Instituto desenvolve oficinas de músicas através da reciclagem do lixo seco, que seriam as latas. “A música é uma das formas de se combater as drogas”, garantiu Anselmo.

Segundo a coordenadora da Escola Bela Vista, Eliane Santana, a adesão da escola ao “De Cara Limpa Contra as Drogas” visa desenvolver ações juntos aos estudantes para minimizar a incidência do uso de drogas no entorno da escola. “A escola sempre realiza atividades com os alunos, mas este programa vai colaborar muito para alertarmos nossos jovens”, destacou a coordenadora.

De acordo com a delegada da Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE), Elaine Fernandes, o convite da escola para levar o projeto aos estudantes mostra que os educadores estão engajados nessa campanha que tem o objetivo de prevenir o uso e combater o tráfico de drogas. A delegada ainda fez um alerta aos alunos “A música é muito mais interessante do que as drogas, por isso não desperdice o tempo de vocês porque passa rápido demais”, orientou.

ADESÃO – Vinte e duas escolas com um universo de 18 mil alunos e mil educadores, da área do Centro Integrado de Segurança e Cidadania do bairro Planalto já aderiram ao projeto “De Cara Limpa Contra as Drogas”, que terá três fases de atuação. A primeira etapa da campanha inicia com palestras, oficinas, concursos de paródias, frases e cartazes sobre o tema droga. As atividades são voltadas a alunos do 2º ao 9º ano e Ensino Médio. Cada série concorre entre si. Esta fase termina em 17 de julho com premiação aos vencedores e um grande movimento da juventude de cara limpa. De agosto a setembro inicia a segunda fase e de outubro a novembro finaliza a última etapa que fecha as atividades na região Norte de Cuiabá.

DE CARA LIMPA COM A NATUREZA – A vertente do projeto “De cara limpa com a natureza”, realiza durante toda esta quinta-feira (18) atividades culturais no Morro da Luz, no centro de Cuiabá. Alunos da Escola Municipal Professora Gracildes Melo Dantas, com 550 alunos e 36 professores estarão na praça Zé Bolo Flô, participando das atividades. Está programado teatro de fantoches e exposição de obras de arte dos artistas plástico Gervani D’Paula e Dito Nunes.

O programa visa sensibilizar a sociedade cuiabana para o reconhecimento do “Morro da Luz” como espaço urbano de cultura e natureza para práticas pedagógicas de Arte e Educação Ambiental. Trata-se de um projeto piloto desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Diretoria de Geral de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet