Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

INSEGURANÇA

Criminalidade avança em Mato Grosso e até juiz leva coronhadas em assalto

O governo do Estado precisa reforçar as forças policiais com mais efetivo e equipamentos. Aumentar o combate ao tráfico de drogas – que é o fomentador da violência nas ruas – também é necessário.

Foto: Ilustração

Criminalidade avança em Mato Grosso e até juiz leva coronhadas em assalto
A sensação de insegurança em Mato Grosso está instalada nos principais municípios, com os seguidos assassinatos, roubos e furtos registrados nas delegacias. Ainda que as polícias Civil e Militar efetuem várias prisões de bandidos e elucidem crimes, a população sente medo devido à frequencia dos sinistros e a violência neles empregada.


Dois homens são assassinados a tiros e um terceiro sofre tentativa de homicídio

Nesta quinta-feira à noite, por exemplo, duas pessoas foram assassinadas a tiros em Rondonópolis e uma terceira sofreu tentativa de homicídio na mesma cidade. No dia anterior, o município de Primavera do Leste contou três mortos durante uma tarde.

'Satanás' é executado com tiro na cabeça e mais dois são mortos em tarde violenta

Em Sinop, nem juiz escapa da bandidagem. O diretor do Fórum, Clóvis Mario Teixeira de Mello, levou quatro coronhadas de revólver na cabeça, durante um assalto a qual foi vítima na quarta-feira à noite. Ele também levou socos e pontapés. Segundo o magistrado, foi uma “sessão de pancadaria”.

Uma equipe da Rotam ficou cerca de dez dias em Sinop e diminuiu a criminalidade. Mas foi somente os policiais irem embora que os crimes voltaram a aumentar. Assaltos à mão armada, arrombamentos de residências e furtos de motos lideram os índices na maior cidade do Nortão. Nesta quinta-feira, por exemplo, um correspondente bancário foi assaltado à tarde e uma lanchonete roubada à noite.

Homens alugam Civic em Cuiabá, assaltam Correio e são presos no interior com R$ 82 mil

Em Sorriso, a bandidagem também mantém o ritmo em suas atividades. Na vizinha Lucas do Rio Verde, também se registra muitos crimes na delegacia. Em Nova Mutum, há alguns dias, até a delegacia foi alvejada por bandidos.

Ladrões assaltam correios e fogem para Goiás

Na região Araguaia a criminalidade também age. Ontem, em Ribeirãozinho, dois homens armados levaram o dinheiro do caixa da agência dos Correios. No município de Ponte Branca, também naquela região, um fazendeiro foi cruelmente assassinado dentro de sua propriedade há alguns dias. Até agora, ninguém foi preso.

Fazendeiro é cruelmente assassinado com tiro na nuca e revolta população

Em Cuiabá e Várzea Grande os bandidos também são ousados. Somente neste ano, Olhar Direto já publicou centenas de notícias sobre a criminalidade na Baixada Cuiabana. Execuções à luz do dia, assaltos à mão armada, roubo de carros integram as atividades criminosas. Somente para ilustrar, ontem à noite um segurança foi assassinado com tiro no peito na Cidade Industrial.

O comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Nerci Antônio Denardi, quando era comandante regional em Sinop, argumentou ao Olhar Direto que a PM tem atuado sistematicamente contra a criminalidade. Ele lembrou as desarticulações de quadrilhas de assalto a bancos, dezenas de apreensões de drogas e de respostas imediatas à maioria dos crimes praticados no Estado.

Polícia prende suspeitos do assalto a bancos em Confresa

Realmente, a ação da PM, principalmente com emprego de ações táticas e com informações do sistema de inteligência, conseguiu diminuir algumas modalidades de crimes. Entre 2009 e 2012, por exemplo, muitos roubos a bancos foram efetuados no Estado. Mas, com respostas rápidas da polícia, quadrilhas inteiras foram eliminadas quando enfrentaram a PM, como no caso de um assalto em Marcelândia, no segundo semestre do ano passado, em que todos os ladrões foram mortos em confronto.

Policiais trocam tiros com ladrões de banco dentro da floresta em Marcelândia

Porém, a sensação de insegurança ainda está instalada em Mato Grosso e o governo do Estado precisa reforçar as forças policiais com mais efetivo e equipamentos. Aumentar o combate ao tráfico de drogas – que é o fomentador da violência nas ruas – também é necessário.

Comerciantes no Nortão fecham as portas com notícia de assalto a banco

Enquanto isso não acontece, é provável, mesmo com todo o esforço da PM e da Civil, que os cidadãos mato-grossenses continuem convivendo com o medo, tentando se proteger com muros altos, cerca elétrica, alarmes, cães bravos e segurança privada.

Ladrão é morto a tiros de pistola após tentar roubar lanchonete
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet