Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Começa amanhã a limpeza dos peixes em Bonsucesso

A



 
 comunidade de Bonsucesso, localizada a 15 km do centro de Várzea Grande, já está trabalhando a todo vapor para realizar mais uma edição de uma das mais tradicionais festas de santo em Mato Grosso: a festa de São Pedro, padroeiro e protetor dos pescadores – mais conhecida como ‘festa do peixe’.

A festa será realizada no domingo (28.06) e na segunda-feira (29.06), essa é a 29ª edição da festa que reúne mais de 15 mil visitantes, a festança é uma organização da comunidade ribeirinha de Bonsucesso com parceria da prefeitura de Várzea Grande.

A entrada da festa é gratuita, o almoço terá um custo simbólico de R$ 4. “Esse valor é para custear os gastos com as refeições, por esse preço as pessoas poderão comer à vontade”, destacou o coordenador da festa, Gastão Marques. Serão servidos 5 mil quilos de peixe frito e ao molho, além de comidas típicas. A festa será aberta com mini feira de artesanato local, em seguida apresentações artísticas e culturais.

A partir de amanhã (24) será iniciada a limpeza dos peixes para os dias de festejo. A expectativa é que Bonsucesso receba de 10 a 15 mil pessoas em cada dia de festa.


A prefeitura de Várzea Grande já iniciou a limpeza da região que dá acesso a comunidade, ontem pela manhã ( está sendo realizada a capina e varrição da área.

ORIGEM

Segundo Dona Guti, moradora antiga de Bonsucesso, a festa teve início há 29 anos, por conta de um pescador que após vender os peixes necessários para seu sustento, observou que sobrou uma boa quantidade. “Ele me pediu que eu preparasse para fazer um almoço para os vizinhos, em forma de agradecer a São Pedro a abundância do Rio Cuiabá. A idéia agradou a comunidade e, no ano seguinte, vários pescadores reuniram-se para fazer o almoço. Hoje, a tradição continua para que sempre o rio dê o sustento ao nosso povo”, lembra Dona Guti.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet