Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Projeto de Lei Complementar 416/08

Riva afirma que MT não deve se preocupar com verba para criação de novos municípios

Foto: Reprodução

Riva afirma que MT não deve se preocupar com verba para criação de novos municípios
Favorável à criação de novos municípios, o deputados José Riva (PSD) afirma que Mato Grosso ainda encontra-se em pleno processo de ocupação e, segundo ele, não há com o que se preocupar em termos de estruturação e receitas para essas emancipações. O parlamentar foi um dos principais defensores do Projeto de Lei Complementar 416/08, aprovado na terça-feira (4) na Câmara Federal, e que devolve autonomia aos Estados de legislar sobre emancipações.


Deputados de MT votam a favor de projeto que regulamenta criação de municípios
Mauro Mendes avalia que Cuiabá seria afetada por criação de cidades
Para Silval, criação de cidades não geraria impacto financeiro em Mato Grosso

“Eu sempre disse que nós legislamos contra nós mesmos. Mato Grosso é um estado que está em processo de ocupação territorial e quem têm que se preocupar com isso são outros estados porque a receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) sai do bolo nacional”, explica.

Mesmo otimista o deputado lembra que é imprescindível que se use cautela na avaliação dessas emancipações, pois se por um lado o FMP advém do bolo nacional, o ICMS vai sair da receita do município mãe e pode até inviabiliza-lo, se não for bem estudado.

“Em todos os municípios criados, o Estado ajudou com a criação da sede da Prefeitura e algumas máquinas e nenhum deles está inviabilizado no momento, posso citar Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Rondolândia, Curvelândia e Vale do São Domingos. A criação deste último, em 1999, foi muito criticada e hoje é um dos únicos municípios que está 100% pavimentado, ou seja, melhorou consideravelmente a qualidade de vida da população”, exemplificou.

Segundo o deputado José Riva, existe cerca de 40 propostas de criação de novos municípios para Mato Grosso, porém, ele acredita que depois de analisadas o número de projetos que se enquadram no padrão da PL 416/08, caia pela metade.

No aspecto populacional, o substitutivo aprovado da deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), trouxe algumas alterações ao projeto original, por isso vai passar novamente pela apreciação do Senado. A área precisa ter no mínimo 12 mil habitantes, pois o distrito em emancipação precisa ter seis mil habitantes e o município não pode ter número menor.

Questionado sobre os critérios de criação de municípios definidos pela Câmara Federal e que agora passam pela apreciação do Senado, Riva afirmou que serão analisados os requisitos para que os distritos possam passar pelo processo de emancipação.

“Para criar novos municípios, a Assembleia Legislativa precisa aguardar o a apreciação no Senado Federal, para apresentar e aprovar um Projeto de Decreto Legislativo, obedecendo critérios de emancipação como na população, número de eleitores, viabilidade econômica e realização do plebiscito”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet