Olhar Direto

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Política MT

suiá missú

Valtenir Pereira: “Brasil toma decisões de afogadilho, onde o ser humano passa a ser mero detalhe”

Foto: Reprodução

Valtenir Pereira: “Brasil toma decisões de afogadilho, onde o ser humano passa a ser mero detalhe”
Os ministros do Desenvolvimento Agrário, do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Secretaria de Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome deverão prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara sobre as consequências da desintrusão dos agricultores da gleba Suiá Missú, na região do Araguaia, em Mato Grosso, bem como sobre a adoção das providências necessárias para reduzir o sofrimento das famílias de trabalhadores.


O requerimento para realização de audiência pública foi protocolado pelo deputado Valtenir Pereira (PSB-MT) nesta quinta-feira (6.6) na presidência da comissão e deve ser aprovado na próxima semana.

Produtores 'expulsos' de Suiá Missú bloqueiam BR 158 em protesto

O parlamentar quer informações sobre providências que estão sendo adotadas por parte do Governo Federal para reduzir os impactos nas famílias desalojadas da gleba por conta do cumprimento de decisão judicial de desintrusão de área, no final de dezembro passado. Cerca de sete mil famílias deixaram suas casas e muitos dividem espaço em galpões improvisados e lonas sem as mínimas condições de higiene e limpeza.

Trabalhadores rurais ameaçam voltar a Suiá-Missu e acampam a 300 metros do posto da mata

“Ao que parece, o Brasil está se especializando em tomar decisões de afogadilho, onde o ser humano passa a ser ‘mero detalhe’. Na busca desenfreada de direitos de uns, mitiga-se em demasia o direito de outrem. Foi assim com a demarcação da Raposa Serra do Sol, e assim está sendo com a gleba Suiá Missú. O modus operadis da máquina insensata do estado é o mesmo. O terror é a tônica. O desrespeito ao princípio da razoabilidade e do bom senso é a regra”, podera.

Despejados da Suiá recebem doações de alimentos e roupas no Araguaia

O deputado esteve recentemente na área desocupada e gravou um documentário com depoimentos dos moradores. Segundo ele, o relato das famílias é “chocante” e fará parte de um inquérito elaborado pelo deputado a ser apresentado durante audiência pública.

“Esse material dá a exata dimensão do drama social vivido pelos “não índios” quando tiveram, sob forte pressão policial, violência e ameaças dos representantes do governo federal, que sair corridos das terras há muito ocupadas por eles para o seu sustento”, destaca.

Na sua avaliação, o Governo Federal não protegeu as pessoas, dentre elas mulheres, idosos e crianças, da violência policial durante a desintrusão da área.

“Se o Governo Federal, via Funai, teve o trabalho de proteger o direito da comunidade indígena, também teria que ter tido o mesmo trabalho para elaborar um plano de ação visando mitigar os efeitos da desintrusão e não jogar ao relento as famílias da gleba Suiá Missú – Posto da Mata”, argumenta em seu  pedido para realização da audiência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet