Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

cobrança

Maquinário de Mauro deve ser investigado pelo Ministério Público Estadual, pedem vereadores

11 Jun 2013 - 17:01

Da Redação - Priscilla Silva/ Ronaldo Pacheco

Foto: Olhar Direto

Maquinário de Mauro deve ser investigado pelo Ministério Público Estadual, pedem vereadores
Mesmo depois de duas explicações públicas do prefeito Mauro Mendes (PSB) e da defensa intransigente da idoneidade das empresa vencedoras, os maquinários alugados pela Prefeitura de Cuiabá, via pregão, continuam sendo alvo de discussões no plenário da Câmara de Vereadores. Na sessão ordinária desta terça-feira (11/06), os parlamentares Onofre Júnior (PSB), vice-presidente da Câmara, Allan Kardec (PT) e Toninho de Souza (PSD) fizeram ‘pressão’ para que o Ministério Público Estadual (MPE) entre no caso e investigue o processo de licitação, por conta nos indícios apresentados.


Mauro Mendes mantém secretário de Cidades e denuncia grileiros do Doutor Fábio ao MP
 
O processo que resultou no aluguel dos maquinários, na avaliação dos vereadores, é considerado no mínimo suspeito. "É essencial que a municipaldiade disponha desses maquinários no tempo certo [período de estiagem], para que os moradores não sofram, com a chegada das chuvas", sentenciou Mendes, na última semana, em entrevista à reportagem do Olhar Direto.

No entanto, os vereadores não demonstram confiança na palavra do chefe do Poder Executivo. Tanto que, para alguns parlamentares,   o processo licitatório que selecionou as empresas que alugaram os maquinários para a Prefeitura de Cuiabá apresentam fortes indícios de irregularidades, tanto na documentação quanto nas empresas selecionadas para prestar o serviço.

Durante a sessão plenária desta terça-feira (11), Allan Kardec denominou as empresas vencedoras do processo de “amigos do rei”, e depois afirmou que outras empresas que participaram do processo apresentaram preços mais baixos e mesmo assim foram desclassificadas do processo. “É bom lembrar que o primeiro critério que deve ser levado em conta em uma licitação é o da economicidade”, recordou.

Já Onofre Junior utilizou seu tempo na tribuna para ler trechos de reportagens publicadas na imprensa. Consta das matérias lidas que existem irregularidades no endereço da empresa SM de Almeida e Silva & Cia Ltda que venceu um dos lotes por R$ 2,2 milhões, e, ainda que a empresa em questão possui o mesmo endereço da empresa a Multipark Comércio e Serviços e Representação Ltda que também teria tentado participar da licitação, no entanto foi desclassificada.

Toninho de Souza (PSD) aproveitou o momento de discussões para recordar que uma das empresas que perdeu a licitação, a Panta Construções e Terraplanagem, já acionou a justiça irregularidades no processo. O parlamentar ainda tomou como exemplo a Lei Orgânica do municipal. A lei impede que vereadores sejam sócios ou tenham algumas ligação com qualquer empresa que presta serviços ao município sob pena de ter o mandato cassado.

Dessa forma, Toninho estendeu a restrição ao prefeito ao ler o artigo 43 da Lei Orgânica. “Ontem tive acesso a uma gravação de áudio onde o prefeito confirmou ser sócio do Wandeley da Trimec no estado Pará. Fiz uma rápida consulta à lei orgânica, mas vou me debruçar sobre isso, pois não é simples como foi dito aqui pelo líder do prefeito que a oposição está procurando cabelo em ovo”, disse o social democrata.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet