Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

aquecimento global

Projeto de sequestro de carbono deve ser executado até final do ano

O assunto foi debatido em audiência com o governador Blairo Maggi na manhã desta terça-feira (23). O coordenador executivo do Instituto Centro de Vida (ICV), Laurent Micol, explicou que ficou definido durante a reunião como será o projeto piloto e revelou já existir potenciais investidores.

Conter o desmatamento e evitar o aquecimento global é o principal objetivo do projeto piloto do Redd Noroeste (Redução de Emissão de Gases do Efeito Estufa e Desmatamento) que prevê o sequestro de carbono na região Noroeste de Mato Grosso.


O assunto foi debatido em audiência com o governador Blairo Maggi na manhã desta terça-feira (23). O coordenador executivo do Instituto Centro de Vida (ICV), Laurent Micol, explicou que ficou definido durante a reunião como será o projeto piloto e revelou já existir potenciais investidores. O prazo é para que até o final do ano, para o Encontro de Copenhagen, o projeto já esteja no chão.

O secretário de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, que a região Noroeste abrange uma área de 10 milhões de hectares. Com a comercialização desse carbono o rendimento poderá ser de até U$ 600 milhões. Isso porque, segundo ele cada hectare de terra acumula, em média, seqüestra 120 toneladas de carbono, comercializado atualmente por U$ 5,00 por tonelada.

No entanto ele argumenta, que o pagamento por redd vai depender do estoque de carbono que temos na região. “Temos estoque em propriedades de pequenos produtores, reservas indígenas, áreas de conservação. Então o que está se desenhando é uma estrutura para arcabouço técnico da emissão do carbono e jurídico, se necessário for, para encaminhar a questão legislativa”, explicou.

Daldegan explicou ainda que a princípio o projeto piloto deverá ser executado em uma propriedade menor e o governador Blairo Maggi cobrou uma definição. O secretário pretende dentro de 60 dias assinar o contrato e realizar o pagamento.

Quanto a escolha da região Noroeste, Daldegan esclareceu que é a área do Estado com um grande estoque de carbono e também por já existir informações técnicas do local devido um estudo feito anteriormente.

Sequestro de carbono


O seqüestro de carbono é um processo de remoção de gás carbônico, ocorridos em oceanos e florestas. O pagamento pelo seqüestro é na verdade para se manter a floresta em pé e evitar, além do desmatamento, o aquecimento global.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet