Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

A ELITE DA TROPA

Segurança escala 16 policiais do Bope para atuar no protesto pelas ruas de Cuiabá

Foto: Katiana Pereira

Batalhão de Elite da Polícia Militar vai atuar para garantir a Ordem Pública em protesto

Batalhão de Elite da Polícia Militar vai atuar para garantir a Ordem Pública em protesto

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) mobilizou duas equipes do Batalhão de Operações Especais (Bope) para acompanhar o protesto contra a corrupção que acontece em Cuiabá, nesta quarta-feira. Ao todo, 16 policiais da tropa de elite da Polícia Militar irão entrar em serviço para garantir que a manifestação não culmine em atos de violência e vandalismo.


PM irá usar armamento não letal e munições químicas em caso de vandalismo e depredação
Prefeitura cancela evento da Copa para evitar conflito com protesto

A informação foi confirmada pelo major PM Januário Antônio Batista, comandante do Batalhão. “O Bope foi acionado para garantir que as manifestações não saiam do controle. Não iremos atuar no meio do protesto. Ficaremos nas imediações, caso a situação se complique iremos entrar em ação”, informou o Caveira ao Olhar Direto.

Os policiais estarão armados com os fuzis de calibre 7,62, usados para tiros de precisão. A equipe também terá oficiais do Esquadrão Anti-bomba, para desmonte de artefatos explosivos, caso seja necessário.

O responsável pela operação é o major PM João Nildo, segundo o oficial, a função do Bope na manifestação é garantir a segurança dos demais policiais que estarão fazendo frente ao protesto. “Não iremos atuar na linha de frente, como a Tropa de Choque, mas caso algum policial seja ferido, caso o protesto saia do controle estamos lá para garantir a segurança de toda a sociedade. Essa é nossa função, o movimento é para ser pacifico”, garantiu o oficial.

De acordo com a assessoria da Polícia Militar, a força só será usada se acaso surgir movimentos de baderna e depredação durante o manifesto. "Não queremos agir contra a sociedade. Estamos trabalhando no processo de manter a paz e civilização. Pra agir de maneira diferente, todos os atos serão avaliados pelo comandante do policiamento, o coronel Jadir Metelo. Mas a princípio iremos atuar para manter a paz", disse Serbija.

Além do Bope, irão atuar policiais do 1º, 9º e 10º Batalhão da PM. A polícia especializada, que conta com a cavalaria e batalhões da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) e a Força Tática também foi acionada e deve ficar de prontidão para qualquer ato que não seja pacífico. Policiais que faz parte do setor de inteligência estarão infiltrados entre os manifestantes.

Conforme o site já informou a Polícia Militar está autorizada a usar armamento não letal e munições químicas na manifestação, caso haja necessidade de conter alguns atos de baderna. De acordo com o Comando Regional da PM, os dispositivos serão usados em caso de "confusão e depredação contra patrimônio público".

O protesto está marcado para ter início às 17h30, com saída da Praça Alencastro, que fica em frente ao prédio da Prefeitura de Cuiabá. O tema do protesto de hoje, que está sendo organizado nas redes sociais, será pela redução da tarifa do transporte municipal e intermunicipal; pelo cumprimento integral da lei do passe livre para estudantes secundarista, da graduação ou pós graduação; por qualidade no transporte público e municipalização do transporte. Amanhã o protesto será contra a corrupção e violência ocorrida nos confrontos com as forças policiais nas capitais da maioria dos estados do Brasil.

Confira a nota divulgada pela Polícia Militar:

Em face as manifestações legítimas chamadas de “passe livre”, e a previsão de ocorrerem nos municípios matogrossenses, a Polícia Militar passa a informar:

1. A Polícia Militar atuará na segurança das pessoas que forem exercer a democracia e seu direito constitucional de se manifestar em praças e vias públicas;

2. Orientamos as pessoas que participarem das manifestações que prezem por realizar protestos ordeiros e pacíficos, evitando exageros e radicalizações;

3. Orientamos ainda as pessoas que evitem circular de veículos nos horários e trajetos das manifestações, reduzindo assim a ocorrência de congestionamentos e gargalos no trânsito local;

4. A Polícia Militar garantirá o livre exercício da cidadania de todos os cidadãos que o fizerem de forma pacífica e ordeira, solicitando a população que denuncie e aponte práticas anti-democráticas que prejudiquem a manifestação;

5. A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso tem uma história de mais de 290 anos na proteção do cidadão matogrossense, respeitando seus diretos e proporcionando tranqüilidade ao desenvolvimento do povo de nosso estado.

Quartel do Comando Geral da PMMT, em Cuiabá-MT, 19 de junho de 2013.

PAULO FERREIRA SERBIJA FILHO – Ten Cel PM
Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da Polícia Militar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet