Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

ex-aliado

Líder do PP acusa Silval de transferir verbas do Fethab sem consultar conselho

Líder do PP acusa Silval de transferir verbas do Fethab sem consultar conselho
O presidente regional do Partido Progressita (PP), deputado estadual Ezequiel Fonseca, acusa o governador Silval Barbosa (PMDB) de ter tomado todas as decisões de transferências de verbas do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para outros fins, como as obras da Copa do Mundo, sem ter feito nenhum consulta ao conselho do Fethab.


PP entrega Secretaria de Saúde e vai rediscutir participação no governo Silval

Segundo o líder progressista, entidades como a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), que compõe o conselho, afirmam que o órgão não funciona e nunca se reuniu. “E eles que se entendem como o maior contribuinte do fundo reclamam. E com razão”, disse o parlamentar.

Deputados saem em defesa de Mauri e tentam a convencer Silval a não mudar Saúde de novo

Ele encaminhou um requerimento a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) sobre a composição e as datas das reuniões como forma de pressionar ao funcionamento do órgão. “Eu acho que isso vai até ajudar o governo. Se o conselho voltar a funcionar a coisa vai melhorar”, pontuou.

O deputado acredita também que o requerimento de informações sobre o conselho já alcança parte do objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito do Fethab, proposta pelo suplente de deputado estadual Marcio Pandolfi (PDT), a qual não reuniu assinaturas suficientes para ser iniciada. Contudo, caso as respostas da Sefaz não sejam satisfatórias, o progressita deve encampar a batalha pela instalação desta CPI.

Apesar da denúncia, o parlamentar não soube informa se o conselho é deliberativo ou consultivo. Na primeira hipótese, Silval teria incorrido de irregularidade ao ter ignorado o conselho, enquanto na segunda teria atropelado a consulta a vontade da sociedade civil organizada.

A decisão do deputado em requerer informações do Fethab acontece logo após o PP entregar a Secretaria de Saúde ao governador Silval Barbosa. Os progressistas haviam avisado que caso o governador não demitisse o secretário Mauri Rodrigues e aceitasse uma nova indicação do Partido Progressista a sigla sairia da base do governador.

Silval foi irredutível e manteve Mauri na pasta. Chegou a haver a promessa de uma nova reunião para rediscutir o espaço do PP no Governo, mas nos bastidores afirma-se que o encontro já teria sido cancelado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet