Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Paralisação

Servidores do Detran fazem pressão para derrubada do veto de Silval na Assembleia

Foto: Priscilla Silva /Olhar Direto

Servidores do Detran fazem pressão para derrubada do veto de Silval na Assembleia
Diante da pressão dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) que ocuparam as escadarias de acesso à sala da presidente Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta terça-feira (2), os deputados se comprometeram a votar no próximo dia 10 de julho o veto do governador Silval Barbosa (PMDB) ao projeto de lei que atribuía a manutenção de 50% da arrecadação de qualquer órgão para investimentos e melhorias de suas próprias unidades.


Governo conversa com servidores do Detran, mas não bate martelo e paralisação é mantida

Servidores do Detran se reúnem novamente com governo em busca de solução para sucateamento do orgão

De autoria dos deputados Antonio Azambuja (PP) e José Domingos Fraga (PSD), o projeto contribuiria na manutenção das unidades do Detran em todo estado. No segundo dia de paralisação, os funcionários do Detran pediram a solução dos problemas estruturais das unidades, que segundo a vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran), Daiane Renner, ‘estão todas sucateadas’.

“O usuário já paga caro em taxas cobradas pelo Detran e quando vai à unidade, falta água tendo que beber água da torneira em copos descartáveis já utilizado por outros”, lamentou. Por melhorias, o sindicato paralisou as atividades nos dias 27 e 2 deste mês.

Anualmente, o órgão arrecada cerca de R$ 1 milhão, porém todo o dinheiro cai na Conta Única do Estado. Sem poder gerenciar os próprios recursos, qualquer aquisição dentro do Detran precisa ser liberada pela Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Compromisso

Na tarde dessa terça-feira (02), a diretoria do Sindicado dos Servidores do Detran-MT foi recebida pelos deputados Ademir Brunetto (PT), José Riva (PSD) e José Domingos Fraga. Os parlamentares garantiram que a bancada do PSD votará a favor da derrubada do veto.

Já Ademir Brunetto associou a crise e sucateamento do órgão ao descompromisso do governo. “No ano passado, quando foram aprovadas o reajuste nas taxas do Detran em até 300% , o governo fez um compromisso com os deputados ao dizer que iria investir na entidade o que, na prática, não ocorreu”.

Greve

Daiane Renner ainda adiantou que caso nenhuma resposta concreta seja dada, o indicativo de greve será deliberado em assembleia geral já agendada para a próxima semana. Além de melhorias na parte física dos departamentos, os funcionários solicitam o aumento do efetivo, hoje de 760 servidores em todo Estado.

“Proporcionalmente o número de funcionários é insuficiente para o de veículos que tem aumentado nos últimos anos. Para atender esse crescimento, seria necessário um efetivo de 2.100”, comparou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet