Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Comissão de Saúde cobra eficiência no atendimento do SUS em Mato Grosso e convida secretários

Integrantes da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembléia Legislativa querem que os responsáveis pela saúde do Estado, de Cuiabá e de Várzea Grande expliquem, em Plenário, por que há um grande número de pacientes na espera por exames de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, os deputados decidiram submeter aos colegas em sessão de hoje (24), a proposta de convidar os secretários Luiz Soares (Cuiabá) e Jaqueline Beber Guimarães (Várzea Grande), para que estejam na Casa, quando o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro vier.


Moro foi convocado para esclarecer os motivos de mais de 300 pacientes, segundo o deputado Guilherme Maluf (PSDB), aguardarem na fila do SUS para fazer exames de cateterismo. O deputado ainda informa que há mais de 700 na fila para fazer cirurgias ortopédicas e 400 que aguardam cirurgias cardíacas. “Ainda não temos a data, mas já fiz requerimento para que o secretário Moro venha para discutir e nos explicar o sistema de regulação do Estado, que está inoperante. Acredito que alta complexidade deve ser de responsabilidade do Estado, mas ao cobrarmos, eles informam que quem faz a regulação é o município, precisamos ter definição sobre isso”, disse Maluf.

O deputado que preside a Comissão, Walace Guimarães (DEM), lembra que recentemente teve que conseguir a internação por uma semana, para uma pessoa que precisava fazer uma angioplastia. “O procedimento é simples e ainda assim tiveram que internar. Avalio isso como falta de vontade em resolver o problema”.

Para outro membro da Comissão, deputado Sebastião Rezende (PR) é importante que a Assembléia saiba a quem cobrar, pois as responsabilidades pelo atendimento e serviço não estão claras, avalia. “Há formas de resolver esse problema, com mutirão, com vontade política, com decisão. O que temos que acabar é com essas filas vergonhosas”, defendeu.

Ainda na reunião, os deputados definiram relatores para 10 projetos de lei que tramitam na Casa. A Comissão se reúne de 15 em 15 dias, na Sala das Comissões.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet