Olhar Direto

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Política MT

INTERESSE PÚBLICO

Câmara de Cuiabá aprova projeto que permite utilização de terrenos baldios para fins públicos

16 Jul 2013 - 18:02

Da Reportagem - Ronaldo Pacheco / Da Redação - Priscilla Silva

Foto: Walter Machado / Câmara de Cuiabá

Câmara de Cuiabá aprova projeto que permite utilização de terrenos baldios para fins públicos
A Câmara de Cuiabá aprovou o projeto que autoriza a Prefeitura Municipal a firmar parcerias com proprietários de terrenos baldios que represente risco para sociedade, para utilização em fins públicos e comunitários. O projeto é de autoria do vereador Allan Kardec (PT), com coautoria do colega Arilson da Silva (PT).


Câmara derruba dois vetos de Mauro Mendes impostos a projetos de João Emanuel
Última sessão da Câmara de Vereadores vota LDO e projetos polêmicos

Apesar de a proposta ter recebido parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ-R) da Casa de Leis, por erro de iniciativa – uma vez que a mensagem deveria partir do Poder Executivo, a lei foi aprovada. O presidente da CCJ, vereador Faissal Kalil (PSB), se declarou favorável ao projeto, por considerar que os terrenos abandonados são problema de saúde pública.

“Esses lugares, ao invés de serviram como criadouros para o mosquito da dengue na época da chuva e, também, ambiente propício para focos de queimadas urbanas em tempos de seca, podem servir para o bem comum como construção de creches, praças e centros comunitários”, defende Faissal.

Já o vereador Dilemário Alencar (PDT), presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Copa do Pantanal,  ressaltou o aumento da especulação imobiliária devido às obras da Copa de 2014.

"Com o Mundial da Fifa está ocorrendo uma especulação jamais vista em Cuiabá, com valorização de até mais de 600% de uma mesma área, dependendo da localização”, pondera Alencar.


O projeto


Com o projeto de lei aprovado, 005/2013, fica o município autorizado a celebrar comodato com os donos dos terrenos baldios apropriados para hortas comunitárias. Para isso, poderá autorizar a elaboração de estudo e celebrar o acordo com os donos dos lotes onde não houver construções e estiverem abandonados.

Estabelece que o convênio deverá ser objeto de programa por órgãos municipais relacionados a agricultura, abastecimento e educação que possibilite o melhor uso dessas áreas para o cultivo de culturas voltadas as alimentação humana. Os projetos agora precisam ser sancionados pelo Executivo e publicados para entrarem em vigor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet